Defesa Civil de Taboão recebe Cartão de Pagamento para situações emergenciais
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
——————————–
A Defesa Civil de Taboão da Serra participou da solenidade de assinatura da portaria de Universalização do Cartão de Pagamento de Defesa Civil. O evento aconteceu em Brasília e foi presidido pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, com participação de representantes de Coordenadorias Estaduais e Municipais de Defesa Civil (COMDECs).
Taboão foi representada pelo diretor da Defesa Civil, Carlos Senna, o município também recebeu um Cartão de Pagamento. O cartão serve para agilizar gastos liberados pela União para ações de socorro em casos de desastres naturais, assistência às vítimas e restabelecimento de serviços essenciais de municípios e estados em situações de emergência.
Foto: Divulgação
Senna (dir) durante assinatura do convênio com o Ministério da Integração Nacional
Vale ressaltar que para a Defesa Civil de Taboão da Serra poderutilizar o Cartão de Pagamento, é necessário que o órgão tenha um CNPJ próprio.De acordo com Senna, a criação do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, só podeacontecer através de um projeto do Executivo. “Esse é o primeiro passo, criar um CNPJ exclusivo da Defesa, osegundo é abrir uma conta no Banco do Brasil e só então a União irá liberar averba”, explica Senna.
Durante o evento Senna conheceu as novas instalações do centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD). “O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, me convidou para conhecer as novas instalações CENAD, um equipamento de suma importância no trabalho de prevenção, ação e colaboração das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (COMDEC’s) de todo o país”, informou Senna.
A Defesa Civil de Taboão da Serra também ganhou o reconhecimento e o respeito dos taboanenses pela atuação e importantes projetos que vem desenvolvendo na cidade.
“A Defesa Civil que era apenas conhecida por retirar lamas da cidade, vive outra realidade. Resgatamos a auto-estima dos agentes, capacitamos e treinamos o pessoal. Hoje existe um projeto de lei que prevê uma gratificação salarial a todos. Em quatro anos conseguimos mudar a cara da Defesa, entre os projetos, destacamos a Operação Cata Bagulhos entre outros”, comentou Senna.