EM ALTA
Home

Defesa Civil adquire cartão de pagamento para atendimento emergencial

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

04/06/2013 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
————————————————————

A Defesa Civil de Taboão da Serra adquiriu na primeira quinzena de maio o Cartão de Pagamento de Defesa Civil (CPDC). O cartão é um meio de pagamento especifico para ações da Defesa Civil, que proporciona mais agilidade, controle e transparência dos gastos à Administração Pública.

O coordenador da Defesa Civil, Mario Gomes, explicou que, “o cartão será usado exclusivamente em situações de emergência ou estado de calamidade pública reconhecidos pela Secretaria Nacional de Defesa Civil. Ou seja, ele tem um fim especifico e não pode ser usado para qualquer situação uma vez que precisamos prestar contas de tudo que é feito”.

Foto: Ricardo Vaz | Divulgação

Cartão vai facilitar o atendimento emergencial da Defesa Civil em casos emergenciais

É importante ressaltar que Taboão da Serra foi selecionado a partir de uma lista inicial de duzentos e oitenta e seis municípios prioritários para o Governo Federal. “Fomos escolhidos a partir de critérios que levaram em conta o número de óbitos, recorrência de eventos e número de desalojados e desabrigados quando constatado uma calamidade pública por conta de enchentes, chuvas e desmoronamentos”, disse Mario Gomes.

Utilização

O cartão será usado na aquisição de material, por meio da internet, e contratação de serviços destinados a ações de defesa civil; não é permitido a realização de saque em espécie; as compras não podem ser parceladas; o pagamento é feito direto ao fornecedor; o uso é de exclusividade nacional; as despesas serão monitoradas via internet, por meio do programa Autoatendimento Setor Público (AASP), do Banco do Brasil, que é disponibilizado pelas agências do Banco do Brasil para os Estados e Municípios; o Estado pode acompanhar os gastos efetuados diariamente de todos os Centros de Custo, por meio do Autoatendimento Setor Público (AASP) e o prazo de validade do cartão é de 36 meses com renovação e emissão automática 30 dias antes do seu vencimento.

 

Notícias relacionadas