EM ALTA
Home

Debates acalorados marcam sessão da Câmara de Taboão

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

26/03/2014 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

A sessão da Câmara de Vereadores de Taboão da Serra na noite desta terça-feira, dia 25, foi marcada por bate boca, indiretas e a votação de apenas um projeto. Vários temas em pauta, entre eles, o Parque das Hortênsias, fechamento do zoológico e, até, fofocas.

O primeiro momento tenso foi entre o presidente da Casa, Eduardo Nóbrega (PR) e o vereador Marcos Paulo (Pros), durante a votação da ata da sessão anterior. Paulinho foi declarar o voto e ao se “desviar” do assunto, o presidente solicitou que ele se mantivesse no tema, caso contrário teria a palavra cortada. “Então corta”, disse Paulinho. Que foi prontamente atendido: Nóbrega solicitou que o microfone fosse desligado.

A moradora Neusa Kuroaka, que discutiu com o vereador Ronaldo Onishi | Divulgação / Eduardo Toledo

Outro episódio de confusão foi após a munícipe Neusa Kuraoka utilizar a tribuna popular e criticar, sem citar nomes, a ação do vereador e presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, Ronaldo Onishi, diante de uma postagem da ativista no facebook.

“Um vereador subiu na tribuna para falar que eu estava postando mentiras. Eu não sei fazer isso. Tudo que vocês viram até hoje, é verdade. Eu reafirmo, eu vi [o vereador Onishi], foi chamado pelos ativistas [da causa animal], deu meia volta e foi embora. Acredita quem quiser. Se ele se incomodou, se era mentira, deveria ter respondido na postagem e me dado a chance de contestar, fofoca de facebook é lá que se discute.”, declarou Kuraoka.

A ativista também comentou que foi chamada de leviana pelo parlamentar. “E ainda diz que eu fui candidata e não fui eleita porque devo ter mentido muito. Que eu me coloco a cima da lei, que sou leviana. Isso não admito”, falou.

O vereador Ronaldo Onishi (Solidariedade) respondeu dizendo que a “cidade foi enxovalhada por mentiras” e que ele vai defender o zoológico municipal, que é um patrimônio da cidade.

“Venho rebater de forma veemente o que foi colocado aqui nessa noite. Uma pessoa que mente de forma deslavada, vai ao facebook e posta que esse vereador esteve na data da manifestação [em fevereiro] no Parque das Hortênsias, sendo que nem lá passei. O que eu ia fazer em um local, onde politicamente sou contra? Afirmação mentirosa. A cidade foi enxovalhada por mentiras, usando fotos e dados que não são verdades”, afirmou Onishi.

Sobre as manifestações pedindo o fechamento do zoológico, o vereador declarou. “Tem manifestante sim que quer o fechamento do zoo, não podemos admitir o uso de mentiras, que deturpam os fatos para manipular a opinião pública. Vou defender o Parque das Hortênsias, o seu zoológico, e o bem estar dos animais. O zoológico faz parte da nossa história”, conclui.

Para Eduardo Nóbrega, a causa dos ativistas é legítima, e eles receberam fama de maus, injustamente. Após uma reunião com o grupo, o presidente da Casa, concluiu que se trata de pessoas bem intencionadas, “para minha surpresa e felicidade se trata de pessoas  do mais alto gabarito, pessoas que não têm interesse nenhum que não seja a causa, a melhoria do zoológico municipal”.

De acordo com Nóbrega, todo o mal entendido em relação aos ativistas, aconteceu por conta de “fofocas”, mas não declarou quem são os fofoqueiros. “O problema é que o governo está cercado de candinhas que passam o dia fazendo fofocas em troca de altos salários”, disparou.

O presidente fez um alerta ao mandatário. ”Prefeito, puxa saco não vai ajudar a fazer um bom governo”. Nóbrega acredita que se o governo tivesse recebido as informações corretas, o assunto teria tomado outro rumo.

Projeto

Em regime de urgência, foi apreciado e aprovado, por unanimidade, o projeto 010/2014, de autoria da vereadora Luzia Aprígio (PSB), autoriza a exposição de publicidade em pontos de ônibus.
O vereador Moreira (PT), votou a favor, mas lembrou que a atual administração não “instalou nenhum ponto de ônibus na cidade”.

Notícias relacionadas