David Uip desmente boato sobre mutação do mosquito Aedes Aegypti
O secretário de Saúde do Estado de São Paulo, David Uip, negou que haja uma versão mais resistente e mutante do mosquito Aedes aegypti, o transmissor da dengue. A declaração veio em reposta, a um boato que circulava nas redes sociais e por mensagens enviadas pelo WhatsApp, que deixarão os moradores de Taboão da Serra e região, apavorados com o risco de serem infectados.
Na mensagem de áudio, que circulou pelo aplicativo de mensagens, uma mulher que não se identificou fala sobre uma reunião que teria sido convocada pelo secretário David Uip para alertar os municípios sobre os riscos do novo tipo da dengue. Ainda na gravação, ela informa que a reunião teria acontecido em Taboão da Serra, e alertava as mães, que mandassem seus filhos para as escolas de calça jeans e que antes aplicassem repelente em todo o corpo.
A secretária de Saúde de Taboão da Serra, Raquel Zaicaner, desmentiu a informação. Segundo ela, não há qualquer consistência na informação sobre a mutação do mosquito Aedes aegypti.
A secretária ainda informou que pode ter sido mal interpretada, durante uma audiência pública na Câmara da cidade, que aconteceu na última quinta-feira. Ela afirma ter dito, com base em estudos científicos, que “o mosquito tem se tornado mais resistente”, mas as formas de combate não mudaram. Segundo ela essa afirmação, pode ter causado uma confusão na interpretação.
Atualmente o município de Taboão da Serra, está com 84 notificações de casos de dengue, sendo que cinco foram confirmados, todos eles importados e 74 ainda estão em análise.