EM ALTA
Home

Cultura de Taboão da Serra é exemplo para Campos de Jordão

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

20/11/1999 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade
No último dia 14, cerca de 120 alunos do Liceu de Artes Municipal de Taboão se reuniram em uma mostra de cultura em Campos de Jordão. O objetivo do encontro foi apresentar aos jordanenses o projeto de cultura popular de Taboão da Serra. Dentro da programação, o público pode acompanhar as apresentações da Orquestra de Viola Caipira, Orquestra Sinfônica Municipal, Dança de Rua, Balé e Hip Hop. Além da exposição de artes plásticas, que incluiu pintura em quadros até escultura em barro.
 
Os atentos expectadores faziam parte de um grupo de artistas, músicos, autoridades, formadores de opinião e moradores antigos da cidade. O convite partiu da secretaria de Cultura de Campos de Jordão que tem planos de construir um Liceu de Artes Municipal gratuito como o de Taboão da Serra. “Encontramos vocês pela internet. Procurávamos propostas eficientes de cultura popular. O trabalho que realizam em Taboão é o que nós queremos fazer aqui. Queremos trabalhar com o pessoal da cidade que hoje não tem espaço”, explica a secretária de Cultura, Flávia Guimarães. 

Foto: Divulgação

Orquestra de Viola Caipira durante apresentação em Campos do Jordão

“Este tipo de intercâmbio consolida o projeto da prefeitura de Taboão da Serra em investir na formação cultural de seus moradores. Na região, somos referência em vários municípios do Estado de São Paulo e ter uma cidade como Campos de Jordão interessada em nosso trabalho revela que estamos no caminha certo”, afirma o Diretor de Cultura de Taboão da Serra, Joilson Guespires. Morador de Campos de Jordão há 58 anos, senhor Ulisses Peçanha se entusiasmou com as apresentações. “Gostaria que vocês viessem mais aqui. Taboão está nos dando uma lição de vida. Nós que somos a cidade da cultura não temos o que vocês tem”, desabafa.   

No final do ano passado, o Liceu atraiu até a presença de representantes do Ministério de Cultura. “É um dos poucos espaços públicos do país que reúne em um só lugar, música, arte e dança. È um projeto inovador e que pode servir de exemplo para outros municípios”, concluiu a especialista em políticas públicas e ação governamental Yara Misue Iguchi. 

Liceu de Artes Municipal

O Liceu de Artes Municipal foi inaugurado pela Prefeitura de Taboão da Serra em dezembro de 2006, atende cerca de três mil alunos e oferece diversos cursos como história da arte, desenho, pintura, dança, teatro, música, fotografia, entre outros. Além da variedade dos cursos, o Liceu tem equipamentos especiais para queima de cerâmica e fundição. O prédio tem 12 salas e dois galpões e funciona das 8 da manhã às 10 da noite, de segunda a sábado.

Serviço

Liceu de Arte
Rua das Camélias, nº20 – Parque Assunção
Tel.: 4135-1780

Notícias relacionadas