EM ALTA
Home

Cuidar do sorriso pode favorecer a estética para as festas de fim de ano

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

07/11/2009 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

 

Cuidar da aparência é uma necessidade diária da sociedade moderna. E, com a chegada do fim do ano, as festas de confraternização da empresa, Natal e Réveillon acentuam a preocupação em apresentar-se bem, com um visual impecável. Sendo assim, o sorriso bonito, popularmente conhecido como cartão de visita, faz toda a diferença, tanto à auto-estima (bem-estar físico), como ao impacto que se provoca junto aos outros. O especialista em implantondontia Dr. Sidnei Goldmann revela que, com os avanços da odontologia e os tratamentos disponíveis, é possível esbanjar um belo sorriso nas comemorações.

“Exibir um sorriso bonito não é difícil, porém exige cuidados. Hoje, por exemplo, é muito comum pessoas com dentes amarelos ou manchados devido a descuidos na escovação e a ingestão de alimentos com muito corante como refrigerantes, café, vinho tinto e, ainda, o cigarro. Mas, existe um bom tratamento, o clareamento dental. A técnica remove pigmentos causadores das manchas externas e alguns de origem interna ao esmalte e dentina. É uma limpeza profunda que consegue, em poucos dias, deixar os dentes brancos”, enfatiza Goldmann.

Outra imperfeição estética que é muito comum e incomoda é o diastema – dentes separados. É um espaço que pode ser causado, muitas vezes, por herança genética, má oclusão dentária (má posição dos dentes) e maus hábitos, como empurrar os dentes com a língua. Entretanto, hoje, um tratamento que é esteticamente bonito e alcança um resultado rápido é a faceta de porcelana. O especialista Goldmann explica: “É uma técnica que leva, em média, uma semana para corrigir a imperfeição. Os espaços são preenchidos com capas de porcelanas no tom dos dentes. É um tratamento que redesenha o sorriso. As angulações, cor e posicionamento dos dentes também podem ser corrigidos com facetas”.

A perda dos dentes é outro problema muito notado na população brasileira, são 30 milhões de desdentados. Má escovação, cáries, traumas dentais e inflamações nos tecidos bucais (periodontite) podem levar à queda dos dentes. “A pessoa quando perde um ou mais dente tem a estética comprometida, a auto-estima afetada. Todavia, com a tecnologia odontológica, é um problema que pode ser solucionado, rapidamente, com um implante dentário. Em um dia, com a “cirurgia guiada”, o dentista consegue a reabilitação oral. Todo o procedimento de colocação da prótese fixa, a partir de uma tomografia tridimensional da arcada dentária, é montado antes no computador. Os pinos são colocados com precisão, sendo assim, um facilitador para a fixação das próteses de imediato. É uma técnica pouco invasiva e perfeita para as pessoas que buscam resultado rápido”, completa o especialista.

Curtir as festas de fim de ano com um sorriso mais “clean” é possível. “Os tratamentos odontológicos são rápidos e eficientes. A orientação é: não deixe para última hora”, conclui Goldmann.

 

Notícias relacionadas