Cronograma das Olimpíadas Literárias é alterado em Embu
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
———————————————–
Nely Rossany
O lançamento das Olimpíadas Literárias de Embu das Artes que deveria ter acontecido no dia 29 de agosto foi adiado em meio a greve de funcionários e educadores, que estourou com a mudança na data do pagamento dos servidores, do dia 30 para todo 5º dia útil do mês. Com a situação normalizada, todo o cronograma do evento teve que ser modificado e a final das Olimpíadas que iria acontecer no Dia do Livro, em 29 de outubro, será agora no dia 12 de dezembro.
A abertura oficial das Olimpíadas foi remarcada para hoje às 19 horas no Centro Cultural Valdelice Prass com a presença da contadora de histórias Kiara Terra. Os alunos das escolas municipais estão trabalhando no projeto desde o início do ano, através de atividades dentro e fora da sala de aula.
A ideia é que os alunos produzam textos, ilustrações, redações e poemas e realizem competições entre as escolas. A competição divide os alunos por série e categorias como Expressão livre e produção de título (ilustração e seu título), Poema, carta ou conto, Conto, quadrinho ou memórias e Conto, crônica ou memórias. Alunos do primeiro ano até do ensino para adultos e educação especial poderão participar.
Em cada escola, um comitê irá escolher um trabalho de cada categoria. Os melhores serão encaminhados à Secretaria de Educação, que por meio de uma Comissão que irá premiar os três melhores trabalhos por categoria, contemplando-os com medalhas para o 1 lugar (ouro), 2 (prata) e 3 (bronze). Os critérios de avaliação são: Adequação ao tema “Embu das Artes: Minha História e a Cidade”; Criatividade; e Linguagem.