Crise faz arrecadação com IPVA diminuir em Taboão da Serra
Nely Rossany
A receita de Taboão da Serra com o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) teve uma queda de 1,05% no primeiro bimestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2016. Os municípios recebem metade do valor que os donos de veículos pagam de IPVA, o restante fica com o governo estadual.
De acordo com dados da Secretaria da Fazenda do Estado de SP, foram transferidos para Taboão da Serra em janeiro e fevereiro deste ano R$ 17.371.167,94 milhões provenientes do imposto pago pelos motoristas. O valor nominal, ou seja, sem considerar a inflação, é 3% menor do que os R$ 17.554.592,77 milhões do bimestre de 2016.
Os dados não levam em conta a dedução do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) na ordem de 20%. Entre os motivos para a queda da arrecadação do imposto está a crise econômica que afetou a venda de veículos novos no país.
De acordo com o secretário de Finanças do município, Adelço Bührer, o momento de crise econômica do país exige ainda mais cautela. Ele ainda ressaltou que a prefeitura teve que tomar medidas por conta da diminuição dos repasses e arrecadação menor dos impostos. “Consequentemente nós fizemos um orçamento ‘pé no chão’ e coerente, cortando gastos, mas ao mesmo tempo evitando que a população seja sacrificada, dando prioridade à Saúde e Educação, por exemplo”.