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Crianças aprendem a tocar flauta na Emef Machado de Assis
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Um dos pontos altos da 6ª feira cultural na Emef Machado de Assis, situada na Estrada das Olarias, foi a apresentação dos integrantes do projeto Orquestra de flautas, formado por 32 crianças de 9 e 10 anos de idade. Todas estudam na própria escola e aprenderam a tocar flauta doce durante as aulas de artes. A iniciativa já está trazendo resultados positivos como aumento nos níveis de atenção e aprendizado, por exemplo.
Uma platéia de quase 300 pessoas assistiu emocionada as crianças tocarem “Asa Branca”, “Mulher Rendeira” e “Hino à Alegria”, de Beethoven. O tecladista Mesaque Leite também participou da apresentação.
Foto: Sandra Pereira | Portal O Taboanense
Alunos da Emef Macho de Assis durante apresentação nesta semana
A responsável pelo projeto é a professora Marcia Mello, 29 anos, Pós Graduada em Psicopedagogia e Educação Ambiental, com formação musical em Teclado eletrônico pelo Conservatório Villa Lobos. Ela conta que iniciou o projeto no mês de agosto, na sala de aula durante as aulas de artes.
“Aos poucos fui introduzindo conceitos musicais e noções básica da teoria musical e os alunos foram se envolvendo cada vez mais no projeto. Escolhi a flauta doce tendo em vista que trata-se de um instrumento ideal para musicalização de iniciantes, por ser um instrumento de fácil execução”, salienta, lembrando que as aulas de música têm duração de 50 minutos e são ministradas um vez por semana.
Ela destaca que nos 3 meses de ensaio os alunos conseguiram praticar a escala musical e em pouco tempo já estavam tocando com facilidade e executando as notas com perfeição.
Segundo a professora, a música auxilia no processo de aprendizagem pois desperta a criança para um mundo prazeroso e rico em criatividade e percepções. Entre os benéficos que ela aponta destacam-se a acentuada melhora no comportamento dos alunos na sala, na atenção, concentração e o aumento do interesse pelas atividades e demais disciplinas.
“Acima de tudo elas melhoraram o respeito entre si, a socialização e no exercício do hábito de ouvir”, enumera.
De acordo com Márcia Mello trabalhar com música na sala de aula ajuda no desenvolvimento da inteligência das crianças e na formação do pensamento crítico.
“Cientificamente está provado que a música atinge a motricidade e a sensorialidade por meio do ritmo, do som, e da melodia. Ela também atinge a afetividade”, observa, acrescentando que diante dos resultados obtidos pretende dar continuidade ao projeto.