Crescem os ‘botas-fora’ de entulho em Itapecerica da Serra
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
———————————————–
Por Liah Marques e Nely Rossany, da Gazeta SP
Ruas ermas e aparentemente sem moradores estão virando verdadeiros lixões em Itapecerica da Serra. A Gazeta SP visitou alguns pontos no bairro da Lagoa e Jardim São Pedro, na última quinta-feira, e flagrou até um caminhão cheio de entulho que aparentemente se preparava para despejar material na Estrada Vitório Trentin, no bairro da Lagoa.
Apesar de não ter pessoas ou carros no local, a movimentação de caminhões de entulho parece ser grande já que os materiais descartados formam verdadeiras montanhas. Pneus, vaso sanitário, restos de construção, garrafas de vidro, latas, madeiras e papelão se acumulam na via. Ao lado do monte de lixo e entulho, um córrego passa pelo local. Itapecerica é uma área de manancial e deveria ser preservada. Durante a reportagem, um caminhão se aproximou da via. Em sua caçamba havia terra e entulho. Ao ver o carro da reportagem, o motorista deu marcha ré e voltou pela estrada.
Foto: Tiago Neme | Gazeta SP
No Jardim São Pedro, terreno virou lixão
Em outro bairro, no Jardim São Pedro, na divisa com o município de São Paulo, mais lixo foi encontrado. Desta vez, sacos de lixo com diversos tipos de material, até arame e ferros retorcidos. Fora dos sacos, é possível ver partes de eletrodomésticos e eletroeletrônicos como televisão, microondas e computador. A reportagem entrou em contato com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itapecerica da Serra, e até o fechamento desta edição não obteve resposta.
Último caso
No dia 13 deste mês a Gazeta SP foi até a Avenida Nove de Julho, no bairro Parque Paraíso e flagrou um ponto de descarte de entulho. Os moradores reclamavam. ““Faz tempo que tem entulho. Aqui em Itapecerica da Serra só o Centro que receber atenção. A prefeitura demora a limpar. Aqui é um ponto esquecido”, disse Julia Pereira Moreira. Após a divulgação da reportagem, a prefeitura limpou o local.