Cortejo da Acorde agita Embu das Artes no pós-Carnaval
A Associação Acorde promoveu, no sábado, 8/3, seu tradicional cortejo carnavalesco, gratuito e aberto a foliões dispostos a se divertir. Nesta quarta edição, o homenageado foi Solano Trindade, poeta, ator, pintor e teatrólogo. Nascido no Recife, ele viveu parte da vida em Embu, onde criou um polo de cultura e tradições afro-brasileiras, que fez a cidade ser batizada com o nome de Embu das Artes.
Cerca de duzentas pessoas acompanharam o grupo de crianças e jovens beneficiários das atividades em contraturno escolar oferecidas pela Acorde. A meninada mergulhou na obra de Solano para confeccionar fantasias, adereços e puxar o samba enredo de 2014, composto por Douglas Campos, Fabio Maganha, Karen Santos e Wagner Dias.
Com apoio de carro de som, duas baterias — uma de samba, do Projeto Acorde pro Ritmo, e a outra do Projeto Maracatu — empolgaram a comissão de frente, formada por adolescentes dos projetos Maculelê e Capoeira. A seguir, vinha a ala do Projeto Recreação, com crianças representando poemas. A corte do maracatu era composta por integrantes do Projeto Papelada. Eles fizeram suas próprias fantasias e cuidaram de grande parte dos figurinos e adereços do desfile, que deu espaço ainda para uma ala dedicada ao hip hop.
Aprendizado lúdico
O evento contou com a presença da filha do poeta, Raquel Trindade, de seu neto, Marcelo Tomé, e de membros do teatro popular que leva o nome do autor, sediado em Embu e fundado por Raquel em 1975. Familiares dos participantes e moradores locais também aderiram ao cordão.
O Departamento de Trânsito de Embu deu apoio para que a estrada Keishi Matsumoto fosse tomada pelo grupo a partir de 16h. Ele partiu da porta da Acorde e seguiu até a creche Recanto da Fraternidade. Depois de quase duas horas, retornou à sede da organização.
Douglas Campos, coordenador pedagógico e cultural da Associação Acorde, destacou a opção por um tema educativo. “Decidimos exaltar um ícone da cultura local, de renome mundial, e que muitas pessoas da região ainda não conhecem. Nossos educandos tiveram contato com sua história e obra, num processo lúdico de aprendizagem, marcante para todos.”
Confira a letra do samba Solano Trindade, Poeta do Povo:
Vai girar o catavento
Novamente na avenida,
Gira. O tempo não para.
A poesia é a arma
Do poeta genial.
Teatro, cinema e poema,
Contra a injustiça social.
No raiar de um novo dia,
O poeta vem dizer:
Tem gente com fome,
Tem gente com fome,
Se tem fome, dai de comer (Bis)
Mamulengo,
Molengo, cheio de dengo.
Acorde na capoeira,
No samba e no maracatu.
Solano Trindade é inspiração.
Pra nossa cidade, a contribuição.
Avante guerreiro, poeta do povo.
A homenagem a você de novo!
Sobre a Associação Acorde
Fundada em 2001, a Associação Acorde é uma organização não governamental e sem fins lucrativos que, desde 2007, faz cerca de 800 atendimentos diretos semanais, para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, residentes em Embu das Artes e Cotia, municípios da região metropolitana de São Paulo, além de receber a comunidade em um espaço de convivência cultural e comunitária. Tem o objetivo de promover o desenvolvimento integral de crianças e jovens por meio de projetos culturais gratuitos de dança, capoeira, maracatu, maculelê, artes plásticas, esportes, violão, teatro e culinária. A proposta é fortalecer seu público alvo e prepará-lo para a construção de projetos de vida e para as escolhas do futuro, fazendo com que desenvolva o olhar crítico, a convivência em grupo e o relacionamento interpessoal. No programa voltado para a comunidade, a Acorde busca atuar como um centro cultural de uso coletivo, promovendo encontros, oferecendo oficinas, ajudando a organizar aulas de dança, ginástica, festejos e shows. Mais informações em: www.facebook.com/AAcorde