Corrida da Folia 10K: a prova da superação
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
——————————–
Correr 10 Km em Taboão da Serra foi muito além de pernadas longas e rápidas ou curtas e leves: foi uma lição de vida, foi uma lição de auto conhecimento e motivação. O companheirismo não tem limites quando se trata de incentivos à superação.
Os corredores variavam de 18 a 81 anos, tinham em comum a vontade de chegar ao ponto de partida. Antes de iniciar a corrida, o aquecimento dos atletas já demonstrava a grandeza do evento, todos em gestos quase que sincronizados "lubrificavam" os "enferrujados" corpos.
Foto: Eduardo Toledo
O repórter Rodrigo Martins, comemora após concluir a prova da superação
Na concentração, a contribuição e apoio moral era palavra de ordem: "vamos lá" "é isso aí" "devagar e sempre" palavras de motivação não paravam um minuto se quer.A contagem regressiva, faz o coração dos iniciantes dispararem, ao ouvir a buzina, só restava correr, na ânsia de vencer, o disparo rápido para ficar entre os vinte primeiros foi curto, o corpo pediu "pare" vamos devagar ou … Vamos parar…
Com pouco fôlego, andar era a solução, em menos de 1 km, já faltava ar, foi onde veio a grande surpresa, "Você consegue" ouvia-se por corredores que me ultrapassavam. "Vamos amigo" contribuíam os participantes.
Aos 3 Km, vi que não seria possível completar a corrida, mas a lição veio a passos curtos. "Não estamos aqui para sermos melhor que ninguém, nem para ganharmos dos outros, entenda amigo, estamos aqui para ganharmos de nós mesmo, esse é o maior desafio do ser humano" disse um corredor de aparência jovial, mas com idade avançada.
A partir de então, o objetivo central seria "superar" limites e emoções. Ao lado diversos corredores, foi fácil observar que a maior luta de um vencedor, não é vencer o maior e sim vencer a si mesmo para tornar-se melhor.
A segunda corrida da folia de apenas 10 km, pode trazer a esta cidade, em pleno carnaval e melhor ainda, no dia de seu aniversário o maior presente que uma sociedade precisa, ela trouxe a união, mostrando que não existe ganhadores e perdedores, existe posições diferente para situações iguais.
Assim, pude humildemente chegar ao ponto de partida e completar os 10 km que de início eram impossível, aprender que vitória sozinha tem gosto de derrota e derrota em conjunto é uma grande vitória.
O Jornalista Rodrigo Martins correu a prova a convite da organização e mostrou que a superação é o que move o ser humano