Córrego Poá será canalizado, após dez anos de enchentes no Jardim Iolanda
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
———————————————-
Após dez anos de constantes inundações no bairro do Jardim Iolanda, em Taboão da Serra, o Departamento de Águas e Energia Elétrica da Secretaria Estadual Saneamento e Recursos Hídricos inicia, nesta quarta-feira, dia 22 de agosto, a canalização do Córrego Poá, principal causa de enchentes na região. Com extensão de 1.374 metros lineares, a obra, do Governo do Estado, será realizada entre o Córrego do Bananal e o Piscinão da Portuguesinha.
“Dentro dos próximos meses ficaremos livre de inundações em nossa área de lazer. Foram 10 anos de muita inundação, mais de 125 no total, que ficarão na memória dos cidadãos taboanenses”, conta o síndico do condomínio Jardim Iolanda, Nilton Esteves.
Foto: Divulgação
Obras começaram nesta quarta, reivindicação de moradores já dura 10 anos
O canteiro de obras está localizado próximo a ponte da Rua Estrada Maria Aparecida Nicoletti, onde a empreiteira Souza Compec já está executando a obra com estruturas armadas e de grande durabilidade e resistência. "Essa obra vai beneficiar as prefeituras de Taboão da Serra e Embu das Artes, tendo em vista que, com a canalização do Córrego Poá, todos os próximos projetos da região serão aprovados".
O contrato para a obra no córrego Poá foi assinado em dezembro de 2010, mas, somente na manhã desta quarta-feira, dia 22 de agosto, que as obras realmente começaram. "Isso foi uma conquista para a região. Más, só vamos comemorar quando a obra estiver concluída".
Localizado a aproximadamente 2 quilômetros da entrada do Rodoanel Mário Covas, o córrego Poá nasce no bairro Vista Alegre, em Embu, passa pelo São Judas, Jardim Iolanda e deságua na foz do córrego Pirajuçara, na região central de Taboão da Serra.
Essa obra não tem relação com a canalização dos córregos Poá, Pirajuçara e Ponte Alta que estão sendo realizadas pelo Governo Federal em parceria com a prefeitura de Taboão da Serra.