Home
›
Corpo de Bombeiros deve ganhar em breve sede própria em Taboão
5 min de leitura
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa
cidade
Taboão da Serra está mais perto de ganhar uma unidade do Corpo de Bombeiros (CB). Diversas entidades do município e da região estão empenhadas na defesa da implantação da corporação na cidade. A futura sede do Corpo de Bombeiros funcionará num terreno localizado na Avenida Vicente Leporace e já dispõe de um efetivo de 27 homens, um caminhão de combate a incêndio, uma viatura para resgate e um carro de vistoria. Os equipamentos que serão utilizados na nova unidade também já estão disponibilizados. Na prática, falta construir o prédio para que a unidade local do CB comece a operar.
Na última sexta-feira, dia 25, as entidades representativas do empresariado, poder público e representantes do Corpo de Bombeiros se reuniram durante o lançamento do Projeto de construção da unidade Corpo de Bombeiros, que atenderá os municípios de Taboão da Serra e Embu. Na ocasião foi discutida a criação do fundo que vai arrecadar e gerir os recursos necessários para financiar a construção do prédio.
Foto: Sandra Pereira | Portal O Taboanense
Moisés Stefannelo, Sheila da Aissp, ao lado do Coronel Araigboia
De acordo com o comandante do 18º Grupamento de Bombeiros, coronel Ararigboia F. M. Delecrodio, entre os principais aspectos positivos relacionados à implantação da corporação no Taboão destacam-se a diminuição do tempo de resposta para a preservação da vida e do patrimônio em caso de emergência. Ele revela que atualmente, o tempo médio para o atendimento de ocorrência na cidade é de 30 minutos, já que as viaturas terão que se deslocar de Itapecerica da Serra para cá.
Outra conquista importante diz respeito a agilidade dos processos de vistoria necessários para o funcionamento de estabelecimentos comerciais. Além disso, a cidade também passará a contar com o suporte no atendimento às emergências dados pelas equipes do CB.
“O projeto está pronto. A área e as viaturas já estão destinadas. Só falta construir o prédio”, afirma o coronel Ararigboia.
Na prática, a vinda da corporação para o município é positiva em todos os aspectos. Tanto para a classe empresarial, quanto para a população de um modo geral. Por causa disso, todos esperam que a implantação da sede própria dos Bombeiros na cidade ocorra com brevidade. Os bombeiros destacam-se entre as demais corporações ligadas à segurança pública pelo elevado grau de reconhecimento e credibilidade que possuiu junto à sociedade em geral.
De acordo com as estimativas feitas pelos integrantes das instituições empresariais que lideram o movimento em favor da vinda do CB para Taboão o projeto para a construção da sede está avaliado em R$ 650 mil para o poder público e R$ 460 mil, caso a gestão fique sob a responsabilidade da iniciativa privada.
A prefeitura de Taboão da Serra coube sancionar a Lei Municipal de Dotação de Fundos de Manutenção Operacional e disponibilizar o terreno para construção do prédio. O governo do estado forneceu os homens, equipamentos como computadores, móveis, entre outros e as viaturas.
Já as empresas, representadas pela Associação das Indústrias do Sudoeste de São Paulo (AISSP), Associação Comercial das Empresas de Embu e Região (ACEER) e a Associação Comercial das Empresas de Taboão da Serra (ACE), participam por meio do Termo de Adesão, que poderá ser pago por boleto bancário em 6 vezes, ou com contribuições em materiais e serviços, conforme relação do memorial descritivo e através de Nota Fiscal emitida para o CNPJ da obra.
A gestão de recursos financeiros será feita pela comissão de finanças a ser eleita entre os contribuintes. A expectativa de conclusão é de 7 meses a partir da confirmação da viabilidade econômica da arrecadação. A responsabilidade técnica da obra será da Secretaria de Obras de Taboão da Serra.
“A parte mais complexa do projeto, que é a ordenação da parte legal já está concluída”, relata o presidente da Comissão, Moisés Steffanelo.