Cooperifa exibe “5x favela” nesta segunda-feira
O filme não foi apenas baseado na história de moradores das favelas cariocas, mas também foi escrito e dirigido pelos moradores. A partir da observação de uma nova e vigorosa cultura que vem emergindo nas favelas cariocas, os produtores Cacá Diegues e Renata de Almeida Magalhães montaram o projeto "5X Favela" com o objetivo de dar visibilidade a esses talentos. Nele, esses jovens cineastas tornam porta-vozes deles mesmos, testemunhando sobre suas próprias vidas e sentimentos, construindo sua própria identidade longe dos estereótipos e equívocos que criamos para eles.
Foto: Divulgação | Marcelo Min
Cinema na Laje, da Cooperifa, tem exibição especial nesta segunda-feira
E, ao mesmo tempo, contribuindo de maneira decisiva para a evolução do cinema brasileiro, num estágio tão rico e promissor. "5 x favela, agora por nós mesmos" terá seu lançamento internacional no Festival de Cannes 2010, em sua Seleção Oficial, fora de competição.A produção revela cada passo dessa produção, desde suas oficinas de roteiros até as oficinas técnicas preparatórias, filmagens e finalização, envolvendo,durante todo o processo, mais de 600 jovens moradores de favelas.
O Cinema na Laje é um espaço criado pela Cooperifa e que acontece quinzenalmente às segundas-feiras no bar e centro cultural do Zé Batidão. No projeto são exibidos gratuitamente documentários e filmes alternativos de todas as partes do Brasil e do mundo. “O Cinema na Laje foi criado principalmente para dar luz ao cinema produzido pelos jovens da região, e levar cidadania através da sétima arte”, diz Sérgio Vaz. As exibições ficam por conta da Paco´s Vídeo.
5 x favela, de Quito Ribeiro, produção Cacá Diegues
Após a exibição haverá um bate-papo com os diretores do filme
Dia 13, segunda-feira
Laje do Zé Batidão
Rua Bartolomeu dos Santos, 797, Jardim Guarujá – Periferia
Fone: 83585965