Conta de luz teve 75% de reajuste nos sete primeiros meses do ano
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) já autorizou três reajustes na tarifa de energia elétrica de janeiro a julho de 2015, ou seja, a conta de luz já subiu 75% em relação a dezembro do ano passado.
De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), isso ocorreu devido ao longo período de estiagem (crise hídrica), que gerou o aumento significativo da energia gerada por usinas termoelétricas.
O primeiro reajuste aconteceu no início do ano, com a criação das bandeiras tarifárias devido a crise hídrica, quando a taxa é acrescida na conta do consumidor todo mês de acordo com o consumo. Os outros dois aumentos para clientes residenciais aconteceram em março e no início de julho.
São três as cores: bandeira verde (quando sistema indica um bom momento para gerar energia; bandeira amarela (quando as condições do sistema estão em atenção) e bandeira vermelha (condições ruins para gerar energia). Desde janeiro está em vigor a bandeira vermelha, que acresce R$ 5,50 a mais na conta a cada 100 kilowatt-hora (kWH) consumidos + impostos.
De acordo com a Eletropaulo, dos 75% de reajuste, apenas 1,2% fica com a distribuidora, o restante é para custear as geradoras, encargos etc.