EM ALTA
Home

Conselho de Segurança completa um ano com festa no Cemur

5 min de leitura
Foto do autor

Redação

27/04/2010 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

 

Uma das iniciativas que mais vem dando resultados em Taboão da Serra, o Conselho de Segurança Comunitário do Jd. Monte Alegre, responsável por diversos bairros que ficam a margem direita da Régis Bittencourt e da região central, completa nesta quarta-feira, dia 28, seu primeiro aniversário.

Entre as metas lançadas pela presidente da entidade, Cida Borghi, muitas já foram alcançadas e o Conseg se tornou um conselho participativo e representativo. “Os depoimentos espontâneos de alguns moradores que comparecem em nossas reuniões para relatar melhorias no policiamento ostensivo e uma maior sensação de segurança tem sido constante nas nossas reuniões”, diz.

Foto: Eduardo Toledo

A presidente do Conseg, Cida Borghi, que está no comando da entidade há 1 ano

Nesta quarta-feira o Conseg realiza um evento no Cemur. Além de comemorar o aniversário do conselho, Cida Borghi afirma que a entidade vai realizar algumas homenagens a pessoas e empresas que contribuíram nesse primeiro ano. O Portal O Taboanense realizou uma entrevista exclusiva com a presidente do Conseg:

 
Cida, qual o balanço que você faz desse primeiro um ano de Conseg?
Considerando que ano de 2008 marcou o início das ações, podemos constatar que este Conseg, em seu curto período de existência, graças aos esforços dos seus integrantes, e apesar do insucesso de algumas iniciativas, para cujos resultados dependemos de terceiros, contribuiu substancialmente para a melhoria das condições de segurança da nossa região.

Nesse período, quais as principais conquistas do Conseg?
As principais conquistas, aquelas que são visíveis no curto prazo, são os depoimentos espontâneos de alguns moradores que comparecem em nossas reuniões para relatar melhorias no policiamento ostensivo, maior sensação de segurança, e agradecer à polícia por isso. Não podemos nos esquecer das ações de longo prazo, como por exemplo, em dezembro de 2009, entregamos ao Delegado Geral de Policia do Estado de São Paulo – Dr. Domingos Paulo Neto, oficio solicitando atenção especial e mais agilidade na instalação do 2º Distrito Policial de Taboão da Serra. As parcerias, porque não é fácil, e não é fácil sensibilizar e mobilizar a comunidade. A nossa conquista só será 100% ou seja, um excelente resultado, quando as pessoas se mobilizarem e participarem, e eu acredito nessa possibilidade.

Hoje, quais são os principais parceiros do Conseg?
Hoje temos 13 parceiros efetivos dentre pessoas físicas e jurídicas, e vocês os conhecerão na reunião de quarta-feira.

A polícia Militar e a Civil tem colaborado com a entidade? E a Prefeitura?
Tem sido muito significativa a participação da Polícia Civil, na pessoa do membro nato o Delegado de Policia, Dr. Gilson Leite Campinas e também do Delegado Assistente Dr. Marcelo, e da Polícia Militar, na pessoa do Capitão Will, membro Nato do Conseg e seus PM’s, estiveram sempre presentes às reuniões do Conseg, procurando atender as solicitações que lhes foram apresentadas, e ambos, dentro das possibilidades das suas corporações, tem contribuído para aperfeiçoar o sistemas de segurança oferecido à população.

Quanto á Prefeitura, em março deste ano o prefeito nos recebeu, o colocamos a par dos vários Ofícios encaminhados para algumas Secretarias ao longo deste primeiro ano do Conseg, e nenhum deles foi sequer respondido. O Prefeito se mostrou sensível ao problema e disponibilizou o seu gabinete para que os assuntos da comunidade que forem apresentados pelo Conseg, sejam levados diretamente a ele, e que fará os encaminhamentos necessários às Secretarias correspondentes.

Como será a festa de um ano do Conseg? Quando e onde acontece?
Será uma reunião festiva. Acontecerá no dia 28 de abril, nesta quarta-feira às 20 horas no Cemur.

Quem serão os homenageados da noite?
Serão homenageados: autoridades da Policia Civil e Policia Militar, empresários, representantes do legislativo e do executivo, e parceiros, sendo esses, pessoas físicas e jurídicas.

Qual o objetivo da festa e das homenagens?
O principal objetivo é a divulgação Conseg, ampliando sua exposição, enfatizando a importância e conhecendo o seu papel. O evento servirá também para conclamarmos a todos os membros da comunidade a participarem de nossos trabalhos, em benefício de todos nós. E das homenagens, reconhecer, valorizar aqueles que contribuíram de alguma forma para que a comunidade ampliar a sensação de segurança, e incentivar outros a fazê-lo, possibilitando ao Conseg dar continuidade a este trabalho, que infelizmente não é valorizado pela maioria, por desconhecer a sua importância.

Notícias relacionadas