Conheça o trabalho do Centro de Controle de Zoonoses de Taboão da Serra
O Centro de Controle de Zoonoses, CCZ, de Taboão da Serra é responsável pela realização da vigilância e controle de doenças que podem ser transmitidas dos animais para a população humana, e pelo controle das populações animais existentes na cidade.
Atualmente o CCZ executa 56 serviços relacionados à saúde pública nos programas implantados para vigilância, entre eles o de Raiva, Dengue, Leptospirose, Leishmaniose, Febre Maculosa e outras zoonoses emergentes. Além dos programas de controle da dengue, que ocupa 70% das atividades do Centro; controle de roedores, orientação e tratamento raticida dentro dos imóveis residenciais, mas a visita só é possível se houver condição de segurança e com a presença de um adulto responsável no local; vistoria e tratamentos contra vetores e pragas regulares em imóveis especiais como escolas públicas e unidades de Saúde do município e programa de controle reprodutivo de cães e gatos.
Clóvis José Sá, Coordenador de Zoonoses, fala com exclusividade ao Portal sobre a reforma do prédio e todos os serviços oferecidos pelo Centro.
Se um morador tiver algum animal doente, animais que ofereçam risco à população. Eles podem acionar a Zoonose?
Sim, realizamos a fiscalização, notificação e recolhimento seletivo de animais doentes, atropelados e agressores comprovados. Esse serviço faz parte do Programa de Controle de Criação e Posse Responsável de Animais Domésticos (cães e gatos), lei municipal 1417/2002.
Existe algum programa gratuito de castração de animais?
Fizemos parcerias com clínicas veterinárias para executarem serviços de castração com custos reduzidos e, para os munícipes de baixa renda o serviço será oferecido gratuitamente dentro do próprio CCZ com estrutura própria.
A nova sede está pronta e funcionando?
Ainda não está concluído devido problemas no repasse das verbas do Governo Federal, mas já estamos operando com todos os serviços e espaços melhor organizados, com informatização das rotinas e melhor organização dos espaços. Do projeto enviado já recebemos: o Bloco Administrativo parcialmente concluído (falta arte de fachada, anfiteatro de educação em saúde e parte do acabamento e separação dos acessos).
Bloco de Controle de Campo e Praguicidas (concluído) com espaços adequados para armazenagem dos venenos, bombas para aplicação de inseticidas e espaço para gerenciamento das equipes de campo.
Bloco de Controle Animal ainda não está concluído e por isso isolamos algumas áreas e usamos apenas os espaços de vestiários para dar maior conforto e segurança aos agentes que trabalham com venenos e precisam de chuveiros após as rotinas de campo. Este ano com recursos do próprio município esperamos concluir o bloco de controle animal, implantando o programa de castração de cães e gatos dentro do CCZ, toda a parte de arruamento, cercamento, paisagismo e fachada do Centro.
Alguns animais poderão ficar hospedados no CCZ?
Clovis: Como você viu nossa função é vigilância em saúde e não hospedagem de animais. O período previsto para hospedagem de animais num centro de controle de zoonoses está restrito às condições de observação e vigilância por coleta de amostras nos diferentes agravos e suspeitas de doenças. É vedado pelo sistema de prestação de contas o uso de verbas do SUS (saúde pública) para hospedar animais saudáveis.
Animais domésticos legalmente são posses de munícipes que devem mantê-los com seus próprios recursos em espaços adequados e garantir condições mínimas de saúde e higiene sem perturbação dos vizinhos. Cabe ao CCZ fiscalizar e punir eventuais desrespeitos às normas sanitárias estabelecidas para criação e posse de animais no meio urbano preservando sempre a saúde da população humana e o bem estar dos animais.
Por quanto tempo eles poderão ficar hospedados?
Os prazos de hospedagem dentro do CCZ estão relacionados com as zoonoses prevalentes que se deseja diagnosticar no animal e o tipo de material a ser coletado. Por exemplo, para raiva o período de observação é de 10 dias e após este prazo é enviado o tecido cerebral do animal para diagnóstico de raiva. Para leishmaniose o exame é feito com base em lesões cutâneas e órgãos internos, porém o diagnóstico é feito apenas com coleta de sangue, porém se for positivo o animal deverá ser eutanasiado (sacrificado) para evitar a disseminação da doença para outros cães e pessoas.
Existem órgãos não governamentais que recolhem animais abandonados?
As ONGs, que teoricamente dão abrigo para animais, hoje não estão mais recolhendo nem aceitando animais abandonados. O que queremos é que a população assuma suas responsabilidades e pare de abandonar animais nas ruas. O nosso foco é, principalmente, controle reprodutivo, fiscalização e educação para posse responsável de animais.
Serviço:
Centro de Controle de Zoonose
De segunda a sexta-feira pelos telefones 4701-8147 e 4786-3287 das 8h às 17h.
Endereço: R. Victor Campisi, 250 – Pq Ind. das Oliveiras/Taboão da Serra