Confira a programação do Sesc Campo Limpo no mês das crianças
No mês das crianças, o Sesc Campo Limpo preparou várias atividades com espetáculos teatrais, contação de histórias, cinema, oficinas e vivências. Todas as atrações são grátis.
As apresentações circenses seguidas de vivências contam com acrobacias de solo e no trampolim acrobático, malabarismos, equilibrismos com pernas de pau e corda bamba.
Teatro / Espetáculos
Carmencita – Ópera para crianças
O espetáculo intimista musical e interativo que reúne as linguagens do clown e do teatro de bonecos, tendo ainda dança flamenca e música ao vivo (acordeon, voz, castanholas e pequenas percussões pra brincar). O enredo ficou assim: a renomada mezzo soprano Cristianita de Aragón vai apresentar sua ópera, e de sua mala saem os personagens Carmencita, Don Josecito, Escamilito, Micaelita e até um touro chamado Pablito. Eles cantam, se divertem, se apaixonam e brigam também.
Livre. Grátis. Duração: 50 minutos
03 e 04/10. Sábado e domingo, às 17h
Simbad, o Navegante – com Cia. Circo Mínimo
O espetáculo é uma adaptação da história clássica das mil e uma noites. Contada com um cenário todo formado por bambus. Dois atores criam mundos, ilhas, barcos, baleias, pássaros gigantescos, tempestades e perigos, manipulando bambus que, amarrados, dão suporte para as acrobacias. Imagens poéticas e engraçadas são a base da história das sete viagens de Simbad que, quando acha que vai morrer, acaba sobrevivendo e voltando para casa “com mais riquezas do que tinha partido”.
Simbad é o quarto trabalho para crianças da Cia. Circo Mínimo. Com Ronaldo Aguiar e Rodrigo Matheus, fundador da Cia.
Livre. Grátis. Duração: 60 minutos.
09 e 10/10. Sexta e sábado, às 20h30
11 e 12/10. Domingo, às 20h e segunda, às 19h
Um Fusca Em Cons(C)erto – com Cia Rodamoinho
O espetáculo tem como cenário um automóvel Fusca ano 1983. Conta a história de três artistas de uma companhia teatral que ensaiam e enfrentam problemas para realizar a grande viagem de suas vidas no automóvel. A trilha sonora é realizada ao vivo pelos artistas com instrumentos tradicionais como sanfona, saxofone, percussões variadas e outros objetos sonoros pesquisados e produzidos especialmente para a peça. Um acontecimento surpreendente renova a esperança dos artistas.
Livre. Grátis. Duração: 50 minutos. Retirar ingressos com 1h de antecedência.
10, 11 e 12/10. Sábado, domingo e segunda, às 17h
Pés Descalços – com Cia Morpheus De Teatro
Pés Descalços é um espetáculo de teatro de animação que fala, de forma simples, da beleza do encontro, da aceitação do outro, do despojar-se de ideias preconcebidas, da força da imaginação e do ato criativo. A história narra o encontro de um menino e uma menina e da criação de um mundo que eles são capazes de construir dentro de um simples tanque de areia. Um mundo sem muros e com os pés descalços. A temática da diferença entre as pessoas, dos nossos medos e receios, da timidez e da sensação de inadequação, pertence a todos nós seres humanos, desde a mais tenra idade. Trazer esse mundo de relações para o universo de um tanque de areia de um parquinho, através do encontro de Florência, uma menina intrépida e falante, com Rodolfo, um menino tímido e contemplativo, criou para um mundo de possibilidades cênicas. Nesse universo pode-se, pela poesia dos personagens e suas peripécias, sensibilizar as crianças. Fala-se de temas como solidão e medo com lirismo e comicidade, buscando fazer desta atividade artística um instrumento para o imaginário infantil. O teatro de animação é uma forma de expressão com grande força de identificação com o público infantil. É uma linguagem que a criança percebe como íntima de todo o seu universo lúdico e de seu aprendizado. Por isso o grupo busca a força expressiva para criar uma ponte direta com as crianças.
Livre. Grátis. Duração: 50 minutos.
17/10. Sábado, às 17h
Anjo De Papel – com a Cia Fios de Sombra
Os temas abordados em Anjo de Papel são contados de maneira poética, e permitem ao público se envolver e refletir sobre o cotidiano, o isolamento, a solidão e as relações humanas afetivas que se modificam através da introdução de um elemento fantástico, representado pelo personagem de um menino com asas. Mundo real se mistura com esses elementos para mergulhar nas profundezas dos vínculos humanos, os afetos, as relações possíveis que podem chegar a estabelecer um adulto e uma criança, além de suas diferentes gerações. Para que a criança possa conhecer isso, refletir, perguntar, se emocionar. O espetáculo propõe que a criança saia do mundo agitado e urgente que caracteriza a sociedade contemporânea, sendo levada a um estado de atenção e percepção, quando as luzes são apagadas. Numa tela branca montada ao centro do palco, aos poucos vão surgindo imagens, figuras, sonhos. Essa tranquilidade permite atingir o pequeno espectador que, a cada relato, completa as imagens com sua imaginação. Crianças e adultos são conduzidos a um mundo de papel, onde uma velha senhora encontra um anjo também de papel com uma asa quebrada. Ela então se propõe a ajudá-lo, criando um vínculo eterno com essa criatura que a tira de sua realidade e cotidiano. Levar um texto cuidadosamente elaborado, com imagens, luzes e músicas que ativam os mais profundos sentimentos, tanto de crianças como de adultos, é o objetivo da Cia Fios de Sombra que busca estimular a imaginação e a fantasia, provocando sensações e reflexões sobre os temas abordados nesse espetáculo, tais como abandono, solidão, relações afetivas e envolvendo com suas narrativas públicos de todas as idades. Dessa forma a Cia tem conduzido seu trabalho a diversas cidades e estados do país compartilhando sensações e reflexões com seus espetáculos.
Livre. Grátis. Duração: 50 minutos
18/10. Domingo, às 17h
Retalhos Populares
O espetáculo é um mergulho sensível e delicado no mundo mágico de nuances douradas, fitas coloridas e malas transportadas numa Kombi: a morada da palhaça Carmela e cenário do enredo. A montagem busca o diálogo poético inspirado em tons, sons, sabores e gestualidades de quatro manifestações folclóricas sergipanas: Bacamarteiros, de Aguada (Carmópolis), São Gonçalo, da Mussuca (Laranjeiras), Samba de Coco, do Mosqueiro (Aracaju) e o Cacumbi Mirim (Riachuelo). Através das peripécias de uma palhaça atrapalhada, das linguagens do circo e da dança, o Retalhos, protagonizado por Iris Fiorelli (a palhaça Carmela), leva aos espectadores a arte do riso com o mínimo de palavras e repertório rico em gestos e humor. Um trabalho criado para todas as idades e realidades sociais, elaborado com base na lógica não convencional dos palhaços, na improvisação e na interação íntima com o público.
Livre. Grátis. Duração: 50 minutos.
24 e 25/10. Sábado e domingo, às 17h
Quixote – com a Cia Circo Mínimo
A partir da obra Dom Quixote, de Miguel de Cervantes, Alexandre Roit idealizou uma versão para rua, reduzindo a complexa estrutura original para apenas dois personagens: um Gari e um Morador de Rua. Quixote busca, através da exploração de técnicas circenses como malabares, acrobacia e palhaço, estabelecer uma comunicação energética com o público. Buscando essa comunicação clara e franca, textos originais de Cervantes são atualizados para um contexto urbano e teatral: o desafio de preservar as construções originais dessa obra prima da literatura mundial é um dos fatores que garantem ao espetáculo um sabor especial, tanto para quem o faz como para quem assiste. O espetáculo tem atuação do próprio Alexandre Roit e de Rodrigo Matheus que retomam parceria, iniciada com a peça Circo Mínimo, de 1988, que deu nome à companhia, até hoje dirigida por Matheus.
Livre. Grátis. Duração: 50 minutos.
31/10 e 01/11. Sábado e domingo, às 17h
Contação de Histórias
Histórias de Terror e Mistério – com Cia Bisclof
Existem histórias de terror e mistério de todos os tipos, de vários lugares e com diferentes criaturas. Das mais horripilantes às nem tão horrendas assim, afinal algumas são até engraçadas. Fantasmas, monstros, lobisomens, muitos são os seres que nos metem medo. Mas será que eles existem mesmo? Buscando dialogar com públicos de todas as idades através de uma linguagem lúdica, divertida e acessível, a Cia Bisclof conta histórias que tratam de temas como tolerância, respeito, humor e diferenças, instigando assim, a curiosidade e a reflexão da plateia.
Livre. Grátis.
03 e 10/10. Sábados, às 14h
O Que Será Que Tem no Livro? – com Cia Bisclof
De dentro de um grande livro cênico são retiradas histórias, que tratam de temas do nosso dia-a-dia, mostrando que a imaginação de uma criança pode ser mais divertida do que muita tecnologia. Buscando dialogar com públicos de todas as idades através de uma linguagem lúdica, divertida e acessível, a Cia Bisclof conta histórias que tratam de temas como tolerância, respeito, humor e diferenças, instigando assim, a curiosidade e a reflexão da plateia.
Livre. Grátis.
04/10. Domingo, às 14h
A Moça Tecelã – com Cia Dona Conceição
Uma mocinha muito romântica tinha como profissão tecer, e de forma mágica tecia tudo que precisava. Um dia, ela se sente só e decide tecer um marido. Mas o rapaz era ganancioso e ao descobrir o poder da moça começa a fazer exigências, até que ela toma uma dura decisão. Fundada em 2013, a Cia Dona Conceição realiza contações de histórias que abordam questões fundamentais para o desenvolvimento das crianças, como a importância da alimentação, o medo, e o empoderamento da mulher.
Livre. Grátis.
11/10. Domingo, às 14h
Livroteca, Histórias Que Cabem Na Palma Da Mão – com Cia Bisclof
Intervenção literária na qual dois artistas caminham pela unidade carregando um livro cada um. Dentro deles há uma “mini-biblioteca” repleta de livrinhos que cabem na palma da mão. O público é convidado a escolher um e descobrir qual história há dentro dele.
Buscando dialogar com públicos de todas as idades através de uma linguagem lúdica, divertida e acessível, a Cia Bisclof conta histórias que tratam de temas como tolerância, respeito, humor e diferenças, instigando assim, a curiosidade e a reflexão da plateia.
Livre. Grátis.
12/10. Segunda, às 14h
Contos de Assombração – com Cia Dona Conceição
Sentados em volta de uma mesa, uma contadora de histórias e um violeiro contam historias populares de mistério, medo e assombração. Fundada em 2013, a Cia Dona Conceição realiza contações de histórias que abordam questões fundamentais para o desenvolvimento das crianças, como a importância da alimentação, o medo, e o empoderamento da mulher.
Livre. Grátis.
17/10. Sábado, às 14h
Porque o Céu é Tão Longe – com Cia Dona Conceição
Há muito tempo o Céu vivia bem pertinho das pessoas. E era ele quem dava tudo o que as pessoas precisavam para comer. Tudo vivia em perfeita harmonia, até que um dia, as pessoas começaram a desperdiçar alimentos, deixando o céu muito irritado. Fundada em 2013, a Cia Dona Conceição realiza contações de histórias que abordam questões fundamentais para o desenvolvimento das crianças, como a importância da alimentação, o medo, e o empoderamento da mulher.
Livre. Grátis.
18/10. Domingo, às 14h
Contos do Sagrado Feminino para Crianças – com grupo Desabafo Coletivo
Recriação das narrativas do livro “Mulheres que Correm com os Lobos” adaptadas para crianças, em forma de histórias com o poder de despertar anseios, interesses e compreensões que trazem à tona o arquétipo da mulher selvagem, redespertando a força feminina.
Livre. Grátis.
Vasalisa, a Sabida – 31/10. Sábado, às 14h
Os Sapatinhos Vermelhos – 01/11. Domingo, às 14h
Pele de Foca – 02/11. Segunda, às 14h – Feriado
Cinema – Baguncine: Filmes infantis pra divertir as crianças e toda a família
Babe: o Porquinho Atrapalhado
A fazenda do Sr. Hoggett é um lugar quase perfeito, onde cada coisa ocupa o lugar certo. Até que nasce Babe, um leitãozinho que pensa que é um cachorro. E convence até o dono da fazenda, que o inscreve no Campeonato Nacional de Cães Pastores, com consequências imprevisíveis.
(Babe. Dir.: Chris Noonan, AUS/EUA, 1995, 91min)
Livre. Grátis.
07/10. Quarta, às 19h
Os Mosconautas no Mundo da Lua (3D)
Nat, Q.I. e Scooter são moscas adolescentes, que sonham em viajar para o espaço. Desejando ser aventureiro como seu avô, Nat convence os amigos a invadirem a nave espacial Apollo 11, que está prestes a partir para a Lua. Desta forma eles se escondem nos capacetes dos astronautas, sem que suas famílias saibam o que estão fazendo.
(Fly Me to the Moon. Dir.: Ben Stassen, BEL/EUA, 2008, 84min). Exibição em 3D.
Livre. Grátis.
14/10. Quarta, às 19h
O Estranho Mundo de Jack
Jack Skellington é um ser fantástico que vive na Cidade do Halloween, um local cercado por criaturas fantásticas. Lá todos passam o ano organizando o Halloween do ano seguinte, mas ele se mostra cansado de fazer aquilo todos os anos. Assim deixa os limites da Cidade do Halloween e vagueia pela floresta. Por acaso acha alguns portais, sendo que cada um leva até um tipo festividade. Jack acaba atravessando o portal do Natal, onde vê demonstrações do espírito natalino. Ao retornar para casa, sem ter compreendido o que viu, ele convence os cidadãos a sequestrarem o Papai Noel e fazerem seu próprio Natal. Apesar de argumentos fortes de sua leal namorada Sally contra o projeto, o Papai Noel é capturado. Mas os fatos mostrarão que Sally estava totalmente certa.
(The Nightmare Before Christmas. Dir.: Henry Selick, 1993, EUA, 76min)
Livre. Grátis.
21/10. Quarta, às 19h
Oficinas
Desenho a Bico de Pena – com Alexandre Camanho
A oficina promove a prática de desenho com bico de pena através do estudo sistemático da história do desenho e seus procedimentos, valorizando e ampliando o repertório de cada aluno. A atividade integra o projeto ILUSTRA AQUI! Que programa oficinas de experimentação, voltadas ao público interessado em aprender e desenvolver as técnicas de desenho e pintura.
Livre. Grátis. Inscrições a partir de 01/09 na Central de Atendimento.
Até 27/10. Terças, das 19h às 21h30
Brincando com Histórias – com o Coletivo Jiboia
Voltadas para o público infantil, as oficinas coordenadas pelo Coletivo Jiboia propõem ações educativas baseadas em livros, incentivando a leitura, estimulando a criatividade e proporcionando às crianças a experiência de construírem seus próprios brinquedos. Iniciando por uma roda de apresentação a conversa será guiada por perguntas como: O que são monstros? Eles existem? Quem tem medo deles? A partir das respostas e dos questionamentos os participantes serão desafiados a criar e dar forma a esses monstros confeccionando máscaras. O Jiboia Oficinas Educativas é um coletivo formado por educadores e artistas, reunidos a partir de reflexões sobre a educação. A fim de criar novas experiências formativas, desenvolve diversas ações culturais e educacionais como contação de histórias e oficinas. O Coletivo propõe diversas ações educativas em formato de oficinas que se baseiam em livros. O escopo das ações educativas propostas é incentivar as crianças à leitura, estimular a criatividade e suas potencialidades lúdicas, bem como proporcionar às crianças a experiência de construírem seus próprios brinquedos.
Recomendado para crianças de 1 a 10 anos. Grátis. Duração: 60 minutos.
Até 31/10. Sábados, das 15h às 16h45
Circo / Vivência
Brincando de Circo – com a Associação Tapias Voadores
Apresentações circenses seguidas de vivências de acrobacias de solo e no trampolim acrobático, malabarismos, equilibrismos com pernas de pau e corda bamba. A associação Tapias Voadores, que há 17 anos desenvolve trabalhos culturais e sociais com o Circo em São Paulo e Diadema, fará pequenos números e conduzirá as vivências.
Livre. Grátis.
10/10. Sábado, das 9h às 12h e das 14h às 17h
Parque Francisco Rizzo – R. Alberto Giosa, 320 – Jardim Arabutan, Embu das Artes.
11 a 12/10. Segunda e domingo, das 15h às 19h
Sesc Campo Limpo
Serviço:
Sesc Campo Limpo
Horário da Unidade: Terça a sábado, das 13h às 22h. Domingos, das 11h às 20h.
Endereço: Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120.
Campo Limpo – São Paulo/SP
Tel.: (11) 5510-2700
sescsp.org.br/campolimpo
facebook.com/sesccampolimpo | twitter.com/sesccampolimpo