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Concessionárias realizam simulado de acidente e fecham trecho do Rodoanel

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Redação

24/11/2016 00:00
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Nesta sexta-feira, dia 25, a faixa da direita da alça de entrada para o Rodoanel – Trecho Leste- será fechada, por questão de segurança, durante treinamento dos profissionais da SPMar e Ecopistas. As concessionárias vão realizar um simulado de acidente com produto perigoso no km 37 da Rodovia Ayrton Senna, na alça de acesso ao Rodoanel (Trecho Leste), a partir das 10h.

A SPMar é responsável pelos trechos Sul e Leste do Rodoanel e a Ecopistas, administra o corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto.

O evento simulará uma sequência de acidentes, com múltiplas vítimas, seguida de um pequeno vazamento de produto químico. A ação iniciará com um capotamento de um carro atingindo dois ciclistas.

Em seguida, uma carreta, da Videira Transportes, carregada com soda cáustica líquida freará bruscamente para não colidir com o veículo acidentado. Logo após, sem ter tempo hábil para frenagem, outro veículo colide na traseira da carreta provocando o vazamento do produto químico na rodovia. Por fim, um motociclista perde o controle da moto ao passar sobre o produto e cai na pista, juntamente com o garupa. O motociclista sofre queimadura química.

 Como o exercício simula derramamento de soda cáustica, que é altamente corrosiva, as equipes de atendimento das duas concessionárias devem agir rapidamente e de forma bastante integrada. As prioridades, nesse caso, são as vítimas – especialmente a que teve contato direto com o produto – além da remoção da substância do solo.

 Ao todo serão mais de 80 pessoas envolvidas na ação, entre profissionais da Ecopistas, SPMar, Videira Transportes, São Francisco Resgate, Porto Seguro, Grupo SMR, Cetesb e Suatrans; além da Polícia Militar Rodoviária e Corpo de Bombeiros.

O diretor executivo da SPMar, Marcos Fonseca, falou sobre o simulado. “É de suma importância que haja essa integração e alinhamento entre as duas concessionárias, pois assim garantimos uma ação rápida, eficaz e de qualidade em casos de acidentes graves como neste exemplo. Com isso, podemos ajudar a salvar vidas, bem como impactar o mínimo possível na utilização das duas rodovias”, analisou.

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