EM ALTA
Home

Comerciantes do Pirajuçara cobram mais segurança

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

05/10/2009 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

 

Em meio a uma onda de assaltos e roubos no principal pólo comercial da cidade, o Pirajuçara, aconteceu na última quarta-feira, dia 30, na sede da Associação Comercial e Empresarial de Taboão da Serra (ACE) uma reunião entre comerciantes do Pirajuçara e representantes das Polícias Militar e Civil, além da Guarda Civil Municipal.No encontro foram debatidas soluções para o problema de roubos e furtos na região.

O presidente da Associação Comercial, Laércio Lopes, começou a reunião dizendo as autoridades policiais que o problema de roubos vem se agravando nos últimos meses e essas ações criminosas são motivo de preocupação de todos. A ACE acredita que com as compras de fim de ano os crimes possam aumentar ainda mais. Participaram a reunião Cida Borghi, do Conseg do Jd. Monte Alegre e o advogado Alexandre Rainha, representando a deputada Analice Fernandes.

O tenente Cacciacarro, da 2ª Cia da Polícia Militar, responsável pelo patrulhamento da área, disse que os índices de roubo e furto, principalmente a transeuntes, vem aumentando assustadoramente na cidade. Com apenas 68 policiais (oito por turno) sob seu comando e três viaturas, a PM vem fazendo o possível para atender todas as ocorrências.

Segundo o policial militar, o 190 de Taboão da Serra recebe em média duas mil ligações por dia, sendo que apenas 20% das ocorrências são criminais. “Os outros 80% são casos sociais,como briga, som alto, discussões”, afirma. O PM pedi para os comercianes que registrem todas as ocorrências. “Nós trabalhamos com essas estatísticas, por isso é muito importante que todos os furtos sejam registrados”.

Já o delegado assistente Dr. Marcelo Santos Silva, representanto a Polícia Civil, disse que todos os dias são registrados cerca de 40 boletins de ocorrência, sendo três dele flagrante. “Essa é uma das delegacias mais pesadas do Estado de São Paulo, temos cinco equipes completas e sete delegados”, afirmou. Segundo ele, casos de menos urgência como desaparecimentos, furtos sem violência e até furtos de carro podem ser feitos pela internet.

Uma boa notícia para a região do Pirajuçara é que foi criado o Conseg (Conselho de Segurança Comunitário) que irá atuar na região. “É importante que os comerciantes participem das reuniões, dando sugestões e pedindo por mais segurança”, disse Cacciacarro, que assinou a autorização para a ciração da entidade. 

Salvador Grisafi, que representou a Guarda Civil Municipal na reunião, disse que o prefeito Evilásio Farias participou de uma reunião com o Coronel Henrique Dias, responsável pelo 36º Batalhão da Polícia Militar, e pediu que seja feito rondas a pé pelo comércio local, além de mais patrulhamento com viaturas e motos.

“A GCM voltará a partir desta semana com a ronda a pé na região comercial, essa é uma promessa minha e eu prometo o que cumpro”, disse Salvador. Outra medida que deve ajudar a combater a criminalidade na região é a conclusão da central de monitoramento do Pirajuçara. Serão oito câmeras filmando 24 horas tudo o que acontece na região.

Salvador também disse que irá deslocar 20 guardas para a recém criada GCM do Trânsito, que irá atuar na região. “Serão mais 20 GCMs fardados nas ruas para aumentar ainda mais a segurança da população no comércio do Pirajuçara e região”, garantiu o secretário.

Segundo Laércio Lopes, a reunião foi muito proveitosa, os comerciantes puderam expor a situação crítica para as autoridades policiais e receberam promessas que a segurança será reforçada em toda a região. “Acho que a ACE vem cumprindo o seu papel de ser interlocutor nesse debate, vamos realizar novas reuniões e esperamos ajudar a melhorar o comércio em toda a cidade”.

Notícias relacionadas