Coluna Em Off editada no dia 4 de junho de 2012
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
——————————–
Chama o bombeiro
Taboão da Serra tá pegando fogo ou é impressão nossa? E a nossa coluna? Muito quente essa edição? Meu amigo, segura a peruca que a semana só tá começando e a Em Off está aí, batendo o bumbo na praça.
Hadouken
Já não andava nada boa a relação entre PT e o prefeito Evilásio Farias, mas as demissões em massa da petezada, na semana passada, gerou um mal estar homérico. Todos os caciques do PT se calaram, menos a vice-prefeita Márcia. Primeiro ela “socou” Evilásio pelo Twitter e sempre que tem uma oportunidade, dá uma alfinetada no prefeito.
Hadouken 2
Na inauguração do CAPS II, neste domingo, Márcia foi a única petista a comparecer ao evento. Quando lhe deram a palavra, Márcia não poupou Evilásio e mandou um recado: “A implantação dos CAPS é uma política do governo federal, do Lula, da Dilma” e depois continuou: “Não podemos nos esquecer das verbas que o governo federal mandou para Taboão da Serra, que mudaram a cidade”.
Hadouken 3
Márcia não parou. Disse que ninguém chega a lugar algum sozinho. “Ninguém chega lá sozinho, nem para nascer. E alguém vai dizer, e a inseminação artificial? Aí eu digo, precisa de uns 15, um para congelar, ou para colocar lá dentro… Por isso que eu falo, ninguém faz nada sozinho nessa vida”. E foi assim, provocando Evilásio, que Márcia sentiu o gostinho da vingança.
Hadouken 4
Apesar das provocações, Evilásio se conteve e apenas coçou a barbicha, mas não falou nada. Quando pegou o microfone, o prefeito estava falando do seu “governo revolucionário” quando Márcia quis provocar de novo, só que agora de vara curta: “é que sua vice é do PT, aí fica mais fácil”. Foi a gota que estava faltando.
Hadouken 5
Evilásio se irritou de verdade, teve um tremelique e partiu para o ataque: “Márcia, você me desculpe, você foi (olha o verbo no passado) uma grande colaboradora, mas eu iria viabilizar todas as obras do mesmo jeito, sem você. Eu sei onde buscar os recursos”. O povo (entenda livre nomeados) que assistia ao debate aplaudiu com vontade. Um chegou a sangrar a mão. Sério!
Hadouken 6
No dia em que as exonerações foram divulgadas pelo Portal O Taboanense, Márcia ainda estava buscando uma aproximação com Evilásio, mas quando soube que Lucimara, sua secretária pessoal e João, seu motorista, haviam sido incluídos na lista, Márcia ficou mais brava que a onça pintada do Parque das Hortênsias.
Hadouken 7
Olha esse furo jornalístico, conseguimos um vídeo da reunião entre a vice-prefeita Márcia e Evilásio Farias logo após as demissões. Clica aqui para assistir com exclusividade.
Hadouken 8
Tá bom, você nasceu em 1930 e não sabe o que é um Hadouken? Clica aqui e aprende, vai ser importante em algum momento da sua vida, pode crer.
Célebre frase
De Jules Renard: "Há pessoas tão chatas que nos fazem perder um dia em cinco minutos".
Tô lascado!
Nem mesmo Lelê escapou da fúria da caneta do prefeito Evilásio. Nas primeiras 55 exonerações divulgadas, o nome do assessor que conhece cada pinguinho de café bebido por Evilásio nos últimos três anos aparece na lista, sumariamente demitido, sem conversa ou abraço de despedida. E tem gente perguntando, qual era mesmo a função do Lelê? Claro, imitar Evilásio.
Meu filho, tô lascado!
Dizem por aí que Betânia já anda treinando o sotaque arretado de Evilásio. Tá de olho na vaga.
Em tempo 2
Lelê garante que já aprendeu a imitar Fernando Fernandes. É questão de tempo para ser recontratado. Calma, a vaga é na campanha, não na prefeitura. Ainda.
Tô lascado 2
Ainda sobre as exonerações, uma brincadeira circulou na Câmara Municipal durante a sessão. Quando o petista Wilson Antônio, um dos maiores defensores da aliança entre PT e PSB, viu os jornalistas, já sabia que vinha uma enorme zoação. Um dos troca-letras disse que Evilásio procurou a portaria de Wilson para assinar ela em primeiro lugar e apontando para o documento, perguntou: “Foi esse aqui que me defendeu? Foi esse aqui que falou bem do meu governo? Foi esse aqui que brigou com o PT por minha causa? Taí, vai ser exonerado pra aprender a nunca mais ser fiel comigo”. Mesmo desempregado, Wilson riu.
Tô lascado 3
O petista Wilson continuava choramingando quando viu Paulo Félix. “Poxa Paulo, o Evilásio foi burro de me mandar embora aos 45 do segundo tempo, né?”. O vereador, mais animado do que nunca, devolveu: “Burro ele foi por ter te dado emprego por oito anos”. Ah, um aviso aos navegantes, essa notinha havia sido publicada pelo Allan dos Reis, do Taboão em Foco, mas como todos os jornalistas estavam juntos… Viu, não é cópia não!
Tô lascado 4
As exonerações pegaram muita gente de calça curta. Um petista reclama que tinha feito um carnê de 24 prestações nas Casas Bahia. “Deveria ter colocado Evilásio como meu fiador”, lamentou.
Tô lascado 5
E na posse do novo presidente da TaboãoPrev, que aconteceu na sexta-feira, no Cemur,um jornalista encontrou um filiado do PTB, que trabalha na prefeitura. Olha o diálogo:
– E aí, como você está? Perguntou o jornalista.
– Empregado, ainda!
Célebre frase
De Esperidião Amim: "O poder é como violino. Toma-se com a esquerda e toca-se com a direita".
Decisão
O PTB deve decidir ainda nesta semana (tem um feriado por aí) que rumo deve tomar nas eleições. O caminho mais certo é o apoio a Fernando Fernandes. Joca sonha em ser o vice, mas a marmelada está nas mãos de Lelo. Só falta a dona da pensão, a irredutível Sandra Oliveira, liberar a brincadeira.
Confirmado
O time de Fernando Fernandes realiza sua convenção no próximo dia 24 de junho, um domingo, na praça Luiz Gonzaga. Até lá muita água vai passar debaixo da ponte.
Mais um?
Tem gente apostando alto, garantem que o PRP, de Tales Franco, será o próximo partido a anunciar apoio a Fernando Fernandes.
Perdeu, playboy
Um cacique do PDT em Taboão da Serra disse que a indecisão de Tales Franco pode custar caro. “A gente tinha um acordo, a coligação entre PDT e PRP estava fechadinha, mas agora não dá mais, já era, já passou. Ele [Tales] estava eleito aqui, agora ele perdeu [a oportunidade]”. O PDT vai coligar com o naniquinho PPL.
Apóstolo
Em uma reunião com um partido político, o prefeito Evilásio Farias tentou de todas as formas convencer os pré-candidatos a ficarem com Aprígio. “Veja só, ele tem pelo menos cinco qualidades. É honesto, é humilde…”. Foi quando Evilásio foi interrompido por um dos participantes: “Ele é candidato a prefeito ou a padre?”.
Promessa de fim de mandato
Na mesma reunião, Evilásio jurou de pé junto que entrega 13 obras antes das eleições. A ideia do prefeito é alavancar a campanha de Aprígio com essas ações.
Olha essa
Tá vendo a foto abaixo? Pois bem, essa pessoa que ganhou uma bitoca da Hebe Camargo acabou saindo em uma revista famosa, mas não teve muita repercussão em Taboão da Serra. Pois bem, quem ligar para essa pessoa, ou encontrar ele em algum evento, dizendo que viu a foto dele aqui na coluna ganha um almoço no restaurante O Garimpo (pago por ele). E não é só o primeiro não, todos que descobrirem que é o beijoqueiro e falarem com ele até o fim de semana, ganha a “promoção”. Fácil, né não? Vamos levar o moço a falência?
Quem é o beijoqueiro da foto? Tá mais moço, mas é ele mesmo…
Célebre frase
De Sir James Dewar: "O cérebro é como um pára-quedas. Só funciona quando está aberto".
Caçador
A aposentadoria de Paulo Félix vai fazer falta… bom, pelo menos para a Coluna Em Off. É que toda semana ele dá uma tirada que merece destaque. Na reunião do PMDB, disse que a noite era histórica e comparando o encontro ao milésimo gol de Pelé, disse: “Temos muitas pessoas aqui, mas depois do sucesso dessa reunião, gente que nem estava aqui vai falar que estava. É aquela história, depois que a onça morre, o cara vai lá, sobre em cima e diz que matou”.
Rejeição
Querido por todos, Ronaldo Dias, que ainda sonha com a indicação de vice na chapa encabeçada por Fernando Fernandes, tem um forte opositor dentro do próprio partido: Paulo Félix. A rixa silenciosa parece que já se tornou pessoal. Se depender do vereador, é mais fácil Michel Temer sair candidato a vice em Taboão do que Ronaldo Dias.
Dica
O deputado estadual Caruso deu um show a parte. Apesar da cara de marrento, o cara é gente boa demais. Sempre falando em tom sério, disse que o candidato, primeiramente, tem que pedir o voto para a própria mulher. “Se não tiver o apoio da família, esquece”. Fernando Fernandes, que não dorme no ponto, declarou em seguida: “Caruso, eu já pedi o voto para a Analice”.
Truncado
Na reunião do PMDB, Caruso falava que o momento do partido em Taboão da Serra era outro, que deseja ver a união entre os candidatos e filiados: “Vamos esquecer o passado, temos ‘vida nova’ aqui”. Mesmo sem saber, acabou usando o slogan de Aprígio, adversário de Fernandes e do PMDB nas eleições.
Fedeu
Na audiência pública de prestação de contas da saúde, na Câmara Municipal, o vereador Cido denunciou que durante três meses os funcionários do PS da Antena,comandado pela Iacta Saúde, só almoçavam “arroz, feijão e ovo”. “Que motivação tem o funcionário que ficou esse tempo todo só comendo essas coisas?”, bradou o vereador. Um morador, pensando alto, disparou: “Com esse cardápio a única motivação é peidar”.
Luxo
O novo secretário de saúde, Milton Parron, tem mostrado que além de bom médico tem um bom humor no mesmo nível do seu antecessor, Zé Alberto. Na audiência pública ele disse que espera regularizar o pagamento da Iacta Saúde em breve. “Vamos abrir uma champanhe para comemorar”. Ao ver os jornalistas anotarem a “brincadeira”, logo corrigiu: “Mas quem vai pagar é a imprensa”.
Célebre frase
Do poeta Bernard Shaw:"De uma pequena tolice e uma enorme curiosidade resultam muitos casamentos".
Brabeza
Não vamos citar o nome do advogado Erick Augusto Vaz, mas ele anda bravo. Anunciado como um dos coordenadores da campanha de Aprígio, reclamou para um amigo: “Me contrataram como um asessorzinho jurídico e querem me vender como coordenador”. Eu, hein!
Comparações
O pessoal da comunicação da prefeitura anda com tempo livre mesmo. Andam inventando apelidos para os novatos que aportaram na secretaria recentemente. Dizem que lá, agora, estão trabalhando a “Ratatouille” e o “Galo Carijó”. Pode isso, Arnaldo?
Vem aí
Depois do vídeo institucional, a comunicação da prefeitura aguarda detalhes para estrear, ainda nesta semana, o seu novo site. E até o fim de julho deve soltar uma revista com todas as principais obras do prefeito Evilásio durante seus (quase) oito anos de mandato. “Vai ser mais grossa que a lista telefônica”, brincou um assessor.
Estilo, quem tem, tem!
Pode até ser inveja de careca, mas não parece que o jornaleiro Manoel Rocha pegou um gato pardo, lavou o bichano e colocou na cabeça antes de sair? Ali atrás, Carlinhos “concorda postivamente”, né não?
Emoção
Durante um evento neste fim de semana, a vice-prefeita Márcia ainda recordava a visita de Dilma a cidade. “A presidenta veio aqui em Taboão da Serra e me deu um abraço. Um não, dois. Não vamos mentir pela metade”, brincou.
Emoção 2
Um moradora que ouviu a declaração de Márcia, ficou indignada com a palavra “presidenta”. “Essa frescura é coisa de petista, daqui a pouco estão falando ‘estudanta’, não tem cabimento, né?”.
Gabola
O prefeito Evilásio Farias parece que esqueceu a humildade em casa no domingo. Durante o evento no CAPS II, disse: “Se eu assumisse Taboão da Serra no nível que eu estou deixando a cidade para meu sucessor, hoje estaríamos no nível de cidades europeias”. Ele só pode estar comparando com alguma cidade da Albânia, né não?
Dividida
Evilásio estava bem inspirado. Durante a inauguração do equipamento que dará atendimento a pacientes com problemas mentais, disse que assim que assumiu a prefeitura, “a coisa mais imperfeita que tinha em Taboão era o Amor Perfeito”. A escolinha voltada para crianças com deficiência sempre foi o xodó de Buscarini.
Ah, o amor
A gente já contou essa? Adriana, filha da jornalista Miriam Barcellos, a dama de ferro do jornalismo taboanense, está de casamento marcado com o ex-prefeito Buscarini. O casal, apaixonado, está morando em São Roque.
Sabia?
Essa você não sabia, mas o secretário de saúde Milton Parron participou da inauguração do CAPS II com cólica renal. Tá vendo, tem coisa que só a Em Off pode informar.
Paparazzo ao contrário
Tem algum pré-candidato que foge de fotos? O Aprígio sim. Durante o descerramento da placa inaugural do CAPS II, ele se recusou a aparecer na foto, mesmo com a insistência dos fotógrafos. Disse que quer evitar qualquer constrangimento jurídico na sua campanha.
Célebre frase
De Eugênio Mohallen: "As mulheres gostam de bunda de homem porque fica perto da carteira".
Biribinha
A suposta bomba atômica alardeada por politiqueiros na semana passada, como uma possível “Cleptocracia Eleitoral”, não passou de um traque, um punzinho envergonhado. A gravação ilegal de uma conversa do presidente do PCdoB, que falava de valores na negociação do apoio do partido, ficou esquecida na corrida eleitoral. Todos os partidos, sem exceção, preferiram não levar a denúncia adiante, acharam que prejudicaria a todos em um momento delicado. Virou fumaça e foi abafada.
Slide
Nesta terça-feira, dia 5, às 15h, acontece a reunião mensal do Conselho Municipal Anti Drogas (Comad) na secretaria de saúde de Taboão da Serra. Quem manda o recado é o seu Jaime, que nunca reclama da fadiga!
Slide 2
Na quinta-feira, dia 7, Corpus Christi, a Paróquia Santíssimo Sacramento, no Parque Pinheiros, os fiéis recebem a Cruz Diocesana da Jornada Mundial da Juventude. Na ocasião, a igreja terá a presença da cantora católica Celina Borges.
Slide 3
Tá longe ainda, mas a gente avisa do mesmo jeito. A tradicional Festa Julina da Cajec acontece no dia 14/07. A organização pede para que quem quiser trabalhar como voluntário entre em contato pelos telefones: 4788-4191 e 4788-4190. A festa terá a renda revertida para a instituição que combate e busca prevenir o câncer infanto-juvenil. O arraial acontece na rua Preciosa, 86, no Pq.Monte Alegre, em Taboão da Serra.
Slide 4
Está tudo certo, no próximo dia 17 de junho, um domingo, o Instituto Ressoar, em parceria com a prefeitura de Taboão da Serra, realiza uma grande ação na Praça Luiz Gonzaga. O evento contará com atividades culturais e diversos serviços das 10 às 17 horas.
Andar com fé eu vou
Na padaria Rainha do Taboão a coisa pegou fogo entre um santista e um corintiano após uma piada. O santista disse que o técnico Muricy Ramalho estava bravo com a diretoria do Peixe. “É que a diretoria do Santos marcou dois amistosos contra o Corinthians antes da final da Libertadores”. A piada não desceu direito.
Pausa
Queridos leitores, essa semana tem tanta informação, mas tanta, que a Em Off ficaria maior do que a revista da prefeitura. Promessa de campanha, vamos dividir essa coluna em duas e na sexta-feira, dia 8, feriadão, você vai mais tarde para a Cidade Ocian ou leva o tablet para a areia e confere muitas outras novidades. E olha, nem falamos nada da reunião do PR, do apoio do PRB aos tucanos… tem muuuuita coisa ainda. Pode ser assim?
Aquele abraço
Antes de mandar o nosso cordial abraço, queríamos agradecer o carinho de todos os nossos leitores. Quando a gente atrasa a coluna um ou dois dias, ouve sempre aquela cobrança gostosa. Esse atraso é charme nosso, viu? Mas, vamos ao que interessa: um abração para Joice Marques… ops, Joice Silva, filha da queridíssima Arlete Silva. Abraço também para o maridão da Joice, o Fernando, que lê O Taboanense mais do que a sogra.
Aquele abraço 2
Como a gente pode deixar de mandar um abraço carinhoso para o Hussein, da CCP Móveis? Amigo de todas as horas. Abraço também para os jornalistas Eliseu, Charles e Vilma, do SP Repórter, abraços para o deputado Caruso, para o pastor Clebér, para Cida Félix, santista nata e leitora assídua do Portal. Abraços para o assessor da Câmara Municipal, Anderson Dias.
Thanks
Nosso muito obrigado ao sempre cordial e gentil Dr. Albino Andrade que na última coluna “interveio” e corrigiu um erro horroroso da nossa gramática capenga.
PS
Essa coluna é dedicada aos amigos jornalistas, sempre parceiros, da Gazeta SP: Daniel Vilaça, Nely Rossany e Thiago Neme, o terror das garotas taboanenses.
The End
Pessoal, anota aí, dia 8 tem mais. Para encerrar a Coluna desta semana, uma poesia de Clarice Lispector.
O sonho
Sonhe com aquilo que você quer ser,
porque você possui apenas uma vida
e nela só se tem uma chance
de fazer aquilo que quer.
Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.
Dificuldades para fazê-la forte.
Tristeza para fazê-la humana.
E esperança suficiente para fazê-la feliz.
As pessoas mais felizes não tem as melhores coisas.
Elas sabem fazer o melhor das oportunidades
que aparecem em seus caminhos.
A felicidade aparece para aqueles que choram.
Para aqueles que se machucam
Para aqueles que buscam e tentam sempre.
E para aqueles que reconhecem
a importância das pessoas que passaram por suas vidas.