EM ALTA
Home

Coluna Em Off, editada no dia 23 de junho de 2009

12 min de leitura
Foto do autor

Redação

23/06/2009 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Bomba

Até agora o assunto é tratado como segredo de Estado, ninguém na prefeitura está autorizado a comentar… Apesar disso, a gente descobriu. Em julho, provavelmente no dia 1º, o prefeito Evilásio Farias fará mudanças em seu secretariado. A mini-reforma faz parte do seu planejamento para o segundo mandato.
 
Bomba 2
Segundo nossas fontes, duas ou três secretarias terão novos secretários. A proposta que circula, ou que ainda vai circular nesta semana, é que todos os secretários coloquem os cargos a disposição do prefeito, para que ele tenha mais mobilidade e menos constrangimento de fazer as mudanças que ele julga necessárias.
 
Bomba 3
Na prefeitura muitos boatos circulam, até mesmo que Joel Garcia, o Lelo, poderia integrar a equipe de Evilásio Farias. Se o boato vai virar verdade, só o tempo vai dizer. Porém, na quinta-feira, dia 18, Lelo circulava pelos corredores da prefeitura, cumprimentando a todos.
 
Fôlego
Amigos de Evilásio estão espantados. Eles não se cansam de dizer que o prefeito está mais animado do que nunca. “Parece que ele ainda está começando o seu primeiro mandato, ou melhor, ele está mais animado do eu quando assumiu a prefeitura pela primeira vez”, disse uma pessoa próxima.
 
Repercussão
Esse fôlego todo de Evilásio anda assustando alguns secretários, que precisam fazer “serão extra” para atender todos os projetos do prefeito. Para alguns secretários, Evilásio chega a ligar a meia noite cobrando ações rápidas na implantação de seu plano de governo.
 
Piada de mau gosto
Na semana passada um tucano que ainda resiste no ninho taboanense do PSDB andava todo serelepe por uma padaria da cidade soltando piadinhas contra, adivinhem, o PT. Ele dizia: “A metalúrgica em que Lula trabalhou continua crescendo. Pode apostar: tem o dedo do presidente Lula envolvido nisso”.
 
Célebre frase
De E. W. Hoower: “Quando um homem diz que o dinheiro não resolve nada, fica claro: ele é um duro”.
 
Racha
Desta vez é irreversível. A festa que comemora o Dia da Imprensa, realizada no dia 10 de setembro, será realizada por outra comissão organizadora. Alguns veículos de comunicação que não admitem mais os erros e as imposições dos anos anteriores resolveram organizar o seu próprio evento. Ao todo, o novo grupo já conta com 13 jornais, sites e blogs.
 
Racha 2
A nova comissão organizadora já definiu alguns pontos de mudanças. Será realizada uma semana inteira de comemorações. Palestras, debates, workshops e, claro, a festa, já estão com data programada e tudo mais.
 
Racha 3
Porém, a principal mudança na realização da celebração é de espírito. Os jornais que já fecharam questão sobre a necessidade de novos ares levantaram a bandeira de realizar uma festa sem fins lucrativos. O convite para a participação deve cair de R$ 50 para cerca de R$ 20. Outros pontos que estão sendo discutidos é um evento mais ágil, mais moderno e organizado. E, claro, vai ser uma festa onde todos participem, e não apenas um, como acontecia até o ano passado.
 
Racha 4
Alguns jornais ainda não foram contatados pelo novo grupo que se formou. O motivo é simples, o pouco tempo da decisão de rachar com a antiga organização. Até o final desta semana todos os veículos de comunicação serão convidados formalmente para integrar e participar da nova festa.
 
Caiu
Comentário de um jornalista de Taboão sobre a decisão do STF: “O Gilmar Mendes que está certo, diploma nem pra jornalista e nem pra capangas”. Rá.
 
Caiu 2
Já que caiu o diploma de jornalismo, por que não derrubam o ego na publicidade?
 
Célebre frase
De K. Hubbard: “Quando alguém lhe disser que não é uma questão de dinheiro, mas de princípio, acredite, trata-se de uma questão de dinheiro”.
 
Taboão Fashion Week
O vereador Paulo Félix anda experimentando um novo visual a cada sessão. Nesta terça-feira, dia 23, deixou de lado o tradicional terno para exibir um belo casaco de lã adquirido na feira de malhas de Lindóia e uma boina de couro. Elegante, suspiraram duas perueiras que protestavam na Câmara.


Paulo Félix, experimentando visual novo a cada sessão

 
E por falar…
E os perueiros estão mesmo decididos a levar até as últimas consequências seus protestos. Eles exigem a implantação da bilhetagem eletrônica nas peruas, além de mudanças nos itinerários que estão previstos na licitação.
 
Não entendi
Na terça-feira, antes da sessão, os perueiros já lotavam o plenário da Câmara Municipal, onde realizaram uma assembléia. Um dos perueiros confundiu a cabeça de alguns moradores presentes. Ele disse que o transporte alternativo estava no buraco. “Ué, se o transporte está no buraco é metrô, e não perua”, filosofou um atento observador.
 
Empolados
Alguns perueiros já se habituaram, pelo menos um pouquinho, com a linguagem usada por alguns vereadores na Câmara Municipal. Quando os motoristas usaram a tribuna, chamavam seus colegas de profissão de “nobres permissionários” e até de “vossa excelência”. Mas, o melhor foi quando ofereceram o microfone para um dos perueiros: “nobre colega, o senhor vai usar o uso da palavra?”
 
Não é a mamãe
Paulo Félix, líder do governo, pediu vistas em dois requerimentos que indiretamente beneficiavam os perueiros. Foi vaiado. Apesar disso não perdeu a pose, subiu na tribuna e relembrou o seu envolvimento com a luta da categoria. “Tem muita gente aqui que está me vaiando que não sabe da minha história. Quando a polícia atirou bomba contra os perueiros eu estava lá. Muita gente que me vaia agora se escondeu e gritou: ‘mamãe, mamãe’. Eu não. Eu estava lá”.
 
Chororô
O técnico Anderson Nóbrega anda nervosinho. Não, não é com o time que anda engasgando quando joga em casa. Ele está fulo da vida com alguns comentários de internautas que criticam a atuação do time nos comentários do Portal O Taboanense. Ô dó!
 
Alcunha
Um assessor da prefeitura, conhecido como Esquilo, ganhou um novo apelido: Rádio-Patrulha. Dizem que ele fica circulando, só de olho para ver se alguém apronta uma bobagem.
 
Alcunha 2
E o chefe de gabinete do prefeito Evilásio Farias, Carlos Eduardo, também ganhou um apelido. Um não, vários. Mas, o único que é publicável, é Car System. Dizem que o moço tem um radar que localiza qualquer um dentro da cidade. Eu, hein?
 
Apostem suas fichas
Parece que o mistério acabou. Evilásio deve mesmo lançar Maruzan Corado como seu candidato a deputado federal. Em todos os eventos, o prefeito apresenta o seu braço direito como “o homem que coordena todas as ações do governo”. Escaldado, Maruzan diz que não tem nada definido.
 
Apostem suas fichas 2
Para amigos, Maruzan até brinca: “se o povo quiser….”
 
Street Fight
É, parece que a briga pela presidência do Sindicato dos Funcionários Públicos de Taboão da Serra vai longe. Nesta semana estava previsto o pleito para eleger a nova diretoria, mas a justiça cancelou a eleição.
 
Street Fight 2
No dia 26, às 10h, na sede do Sindicato, as três chapas irão conversar para tentar um acordo. A chapa liderada por Ricardo, da Usina, já avisou que não tem acordo, eles querem mesmo é ir para as urnas, onde já ganharam uma vez, mas não levaram por falta de quorum.
 
Street Fight 3
Segundo a atual presidente, a amada e odiada Sandra Cristina, o problema todo é porque uma chapa é recheada de pessoas “incompetentes e ruins, que não sabem nem mesmo ler um edital”. Fogo no pavio!
 
Celebre frase
Escrito na porta de um banheiro de um boteco do centro: “Se não gritar papai, pode dar a descarga”.
 
Tomou Doril?
Quem entra no gabinete do prefeito Evilásio Farias logo se pergunta: por onde andam as fotos da galeria de prefeitos, inaugurada por ele em 2006, e que enfeitava uma das paredes da sala? Assessores logo avisam: “foi para a sala de reuniões, onde tem mais espaço”. Ou, para alguns, onde a cara de Fernando Fernandes fica fora do seu campo de visão.
 
Célebre frase
Do ex-presidente norte americano, Richard Nixon: “Vencer na política não é tudo: é a única coisa”.
 
Novidades
Agora, vamos vender o nosso próprio peixe, tá ok? O Portal O Taboanense está preparando uma série de novidades para o próximo dia 3 de julho. Uma reformulação geral, com um novo layout, novas seções, a volta da TV Taboanense, a estreia do podcast, mais interatividade e muitas outras novidades que vão pipocar até o final do ano.
 
Novidades 2
Logo de cara o internauta vai se deparar com um novo layout, 25% mais largo do que o atual, já adequado as normas do W3C, uma espécie de ISO9000 da Internet. Os banners de publicidade também ficam maiores, acompanhando o crescimento das páginas. O site também vai ficar mais clean, seguindo as tendências de reformulação de portais do mundo inteiro. Com essas mudanças, O Taboanense vai abrir de duas a três vezes mais rápido.
 
Novidades 3
A TV Taboanense também reestréia neste dia 3. Com matérias mais curtas (adequadas para a realidade da Internet), atemporais e voltadas para o dia-a-dia e a história da nossa cidade, a programação também vai mostrar locais de diversão e lazer em toda a região. A nossa TV, pioneira nas seis cidades da região, vai cobrir os eventos mais importantes e entrevistar políticos e personalidades. Ah, a possibilidade de um programa da Em Off em vídeo já está sendo planejada.
 
Novidades 4
A parte técnica, que não aparece para o Internauta, mas que faz uma grande diferença também ganhou uma atenção especial. Desenvolvida por Sérgio Cardoso, o portal passa a contar com url amigáveis, o que facilita a busca do Google. Também terá uma busca própria mais refinada e o novo portal será todo montado na plataforma CSS, sem tabelas. A hospedagem passará para a Locaweb, a maior empresa do ramo em todo o Brasil.
 
Por outro lado
Toda mudança, ainda mais as radicais, causam alguns problemas. Algumas matérias, seções e links podem apresentar defeitos durante a mudança de plataforma. Nesse período de transição pedimos um pouco de paciência, mas sabemos que tudo vai se ajeitando, né não? Ah, para aqueles que utilizam o caquético Explorer 6.0, recomendamos que atualizem, de graça, o navegador. Afinal, as novas tecnologias estão aí e você não vai querer ficar parado no tempo, certo?.
 
Célebre frase
Do poeta maior, Mário Quintana: “Há noites que eu não posso dormir de remorso por tudo o que eu deixei de cometer”.
 
The End
É isso aí. Acabou, pessoal. Voltamos com a Em Off, cheia de novidades, no dia 8 de julho, logo depois da estreia do novo Portal. E para encerrar, porque não uma poesia de Mário Quintana?
 
Inscrição para uma lareira
A vida é um incêndio: nela
dançamos, salamandras mágicas
Que importa restarem cinzas
se a chama foi bela e alta?
Em meio aos toros que desabam,
cantemos a canção das chamas!

Cantemos a canção da vida,
na própria luz consumida…

Notícias relacionadas