EM ALTA
Home

Coluna Em Off editada no dia 07 de outubro de 2011

10 min de leitura
Foto do autor

Redação

07/10/2011 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

 
 
Confirmado
Agora não restam mais dúvidas e nem surpresas. No último dia possível para mudanças de partidos, o vereador Aprígio, que garante que será candidato a prefeito, vai (ou foi, depende da hora que você lê a coluna) para o PSB, sigla de Evilásio Farias. A assinatura da filiação acontece na tarde desta sexta-feira, dia 7, no cartório eleitoral.

Dúvida cruel
Mesmo se filiando ao PSB, muita gente graúda do partido diz que Aprígio não garante o seu passaporte para se candidatar a prefeito. Além da briga interna (muitos juram que a escolhida do coração de Evilásio é Jacira Moretti, secretário de desenvolvimento econômico) Aprígio vai ter que dobrar o PT, que jura (até quando?) que terá candidatura própria.

Segura essa
Cida Borghi, presidente do Conseg, é pré-candidata a vereadora pelo PSDB. E ponto final.

Braveza
Para quem estranhou o mau humor de Arlete Silva, há cerca de 15 dias atrás, não podia imaginar, mas o PTB, seu partido, foi “desossado”. A sigla perdeu diversas lideranças, principalmente mulheres. A fortíssima Nanci agradeceu, mas fechou com o PSDB. Mas a loira estava brava mesmo porque até os partidos aliados andaram bicando nomes do seu time.

Artigo raro
A briga pelas candidatas do sexo feminino faz sentido. Poucas aceitam sair candidata e como a lei exige que cada coligação tenha pelo menos oito delas, a disputa pelos nomes mais cobiçados é decidido, quase, no tapa.

De quebra
Se por um lado o PTB perdeu algumas lideranças, por outro ganhou pelo menos uma. Santão, liderança no Jd. Maria Rosa e organizador da Banda Espera Marido (aquela em que homens se vestem de mulher) se filiou ao partido.  Um pré-candidato da sigla, bem sacana, perguntou: se a campanha fosse em fevereiro, o Santão, fantasiado, podia entrar na cota das mulheres? Fica a dica!

Previsão
Quem diria, mas há dois anos o boca dura e polêmico do Santão saiu fantasiado, na Banda Espera Marido, de Arlete Silva… Será um sinal?

Cartilha do bom candidato
A partir desta coluna, toda semana, vamos abordar um tema para os pré-candidatos. Uma espécie de manual de “marketing” fácil. Como a linguagem técnica às vezes é difícil de entender, a cartilha será toda escrita como um bom livro auto-ajuda (ei, tem uma ironia nessa frase, viu?).

1º dica
Tema de hoje: vaidade. Tire do seu coração toda vaidade e se algum irmão seu (ou outro parente) tentar te levar junto pro fundo do poço, olhe no fundo dos olhos dele e diga com toda a sua emoção: “vai sozinho”.

Célebre frase
Do francês François de La Rochefoucauld: "A vaidade, embora não destrua totalmente as virtudes, desordena-as todas".

Manual de jornalismo 1
Atenção jornalistas, jornaleiros, troca-letras e vendedores de anúncio: não confundir jornalismo crítico com jornalismo cri-cri!

Nunca antes nessa cidade…
Tem gente jurando de pé junto que se a escolha do candidato da base governista fosse feita apenas pelo prefeito Evilásio Farias, ele não titubearia e escolheria Jacira Moretti como sua candidata. Mirando no sucesso de Lula com Dilma, Evilásio quer ir na mesma toada.
Preconceito
Essa aconteceu na sessão da Câmara Municipal de Taboão da Serra. Anderson Borba subiu na tribuna para falar sobre o Conegro (Conselho Municipal do Negro). Até aí, tudo bem. No final do seu discurso, quis agradecer todos os conselheiros presentes. E começou a nomear um a um. No final, esqueceu o nome de um dos presentes e se saiu com essa: “ih, deu branco!”.

Não é o vovô
Laércio Lopes, da Associação Comercial e Empresarial, vai ser vovô. É isso mesmo, sua nora, Juliana está grávida de três meses. O novo papai Leonardo está um mimo só.

Nova profissão
Quem acha que a esposa do vereador (e pré-candidato a sucessão do prefeito) Aprígio está ensaiando para ser primeira-dama, errou feio. Dona Luzia está cursando jornalismo e já recebeu a proposta de virar estagiária do Portal.

Ouvidor
Dia desses um jornalista foi chamado para uma entrevista por um grupo político pra lá de estranho. Quando contou a história para os colegas de profissão, perguntaram porque ele foi até lá. A resposta mostra o senso jornalístico do rapaz: “Ué, eles querem falar e eu quero ouvir”.

Monossilábico
Em uma conversa de bar um jornalista e uma liderança faziam as contas para tentar adivinhar quantas cadeiras cada partido fará em 2012. Ao perguntarem sobre uma pré-candidata, um deles perguntou: “Ela tem pretensão”, a resposta do jornalista: “tem”. O outro retrucou: “e tem chances”. A resposta, lacônica: “não”.

Célebre frase
Do escrito francês Stendhal: "O que torna a dor do ciúme tão aguda é que a vaidade não pode ajudar-nos a suportá-la”.

Meia palavra?
Na convenção do PP, o super-secretário (de finanças e governo) Marco Porta fez um discurso cheinho de duplo sentido. Fez questão de afirmar que ele e o prefeito Evilásio são muito amigos. “Nossa amizade é construída na base de conversas e de muitas discussões, não é mesmo, prefeito?”. Evilásio nem sorriu.

Boca miúda
É dada como certa a saída de Marco Porta da secretaria de governo. Ainda neste ano.

O pastor é pop
Marco Porta, na mesma convenção do PP, quase parafraseou Cazuza, dona da bela frase “um museu de grandes novidades” e soltou essa: “O passado não pode voltar para o futuro”.

Xororô
A petezada está impossível. A vice-prefeita, professora Márcia, pré-candidata a sucessão municipal vem tentando construir sua base aliada. Sua habilidade para lidar com a imprensa, impressiona. Nas duas oportunidades que teve (convenção do PP e do PDT) lascou a madeira nos veículos de comunicação. Disse que os jornais e sites da região vivem “judiando” dela. Que peninha, né? Dá um Toddynho pra ela, dá!

Xororô 2
Márcia não se conteve na convenção do PP. Achou o jornalista do O Taboanense e já foi questionando a coluna Em Off da últimas semana. Disse: “você já ouviu da minha boca que eu vou ser candidata a vereadora? Eu sou é candidata a prefeita. Ouviu? A prefeita”. Então, tá, né?

Célebre frase
Do poeta maior, Mário Quintana: “A modéstia é a vaidade escondida atrás da porta”.

Otimista
A convenção do PP daria uma coluna Em Off sozinha. O presidente da legenda, Raí Collor, quando abriu os trabalhos começou a fazer a chamada: “Queria convidar o prefeito para fazer parte da mesa”. Nesse momento, sem perceber, Aprígio entrou no plenário. Um dos pepebistas cochichou: “Ó lá, já tá pensando que é prefeito”.

Médico de família
O vereador boa praça Tales Franco também prestigiou a convenção do PP. Antes de mais nada fez questão de desmentir um boato. “Prefeito Evilásio, essa história que o Sr. me pegou no colo é mentira. Já vou desmentir antes do Sr. falar”. É que Tales é o mais jovem da Câmara Municipal. Apenas 30 anos.

Médico de família 2
No seu discurso, o prefeito Evilásio já começou a contar a história e confessou: “Ele diz que não, mas eu peguei no colo sim. Inclusive eu já te vacinei”.

Pão duro
Sabe aquela velha história que candidato paga churrasco, cerveja e tubaína para as criancinhas? Esquece, é coisa do passado. Pelo menos para Lúcio tigrão, diretor do cemitério. Antes da convenção do PP chamou um jornalista para tomar uma cervejinha, já que o evento atrasou uma hora. Tomou uma, duas, três e devorou dois pedaços de pizza. No final, sem pensar duas vezes, dividiu a conta com o perplexo jornalista.

Matemática
Já conversou com algum pré-candidato a vereador? Quando tiver a oportunidade, pergunte quantas cadeiras o partido dele irá fazer. A resposta, independente da sigla, sempre será: “de duas a três. Brigando pela quarta”. Se a conta deles estiver certa, é bom aumentar o número de vagas no Legislativo pra 50.

Abraços
Macacada, a Coluna Em Off foi muito bem recebida. Estamos de volta e segura a gente agora. Queremos mandar aquele abraço pro pessoal que curtiu a última coluna. Nosso abraço semanal vai para os vereadores Macário, presidente da Casa de Leis, Paulo Félix e Cido, fiéis leitor do O Taboanense.

Abraços 2
Como abraço nunca é demais, fica nossa reverência para os amigos Renato Riso, Saulo Freitas, Ronaldo Dias, Angélica de Almeida, Sérgio Cardoso, Polaco e Daniel Chaves Sá Borges, todos leitores da Em Off. Ah, abraço especial para a advogada Anapaula Zottis, que acaba de saber que vai ser mamãe pela segunda vez. Parabéns!

A última
Essa é do José Simão, da Folha de S. Paulo: “Steve Jobs nāo morreu, fez um upload!”.

C’est fini
Pra terminar, um poeminha de Mário Quintana

Fere de leve a frase… E esquece…
Nada convém que se repita…
Só em linguagem amorosa agrada
A mesma coisa cem mil vezes dita.
 

Notícias relacionadas