EM ALTA
Home

Coluna Em Off, atualizada no dia 8 de agosto de 2009

9 min de leitura
Foto do autor

Redação

08/08/2009 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

 

De volta
Aí macacada, pra quem pensou que a Em Off tinha sucumbido de vez, uma péssima notícia: estamos de volta e desta vez é pra ficar. Depois de muita negociação, a coluna passa a ter atualizações semanais. Todas as quartas-feiras teremos a Em Off cheinha de novidades e com muitas notícias dos bastidores político. A próxima coluna será publicada no dia 19, anota na sua agenda.

Sede ao pote
E nesta semana que passou o volume de especulações era tão grande, mas tão grande, que a gente nem conseguiu fechar a coluna. Explicamos: Assim que uma notícia era confirmada, logo em seguida surgiu outra informação totalmente inversa a primeira.

Especulações
Até o anúncio oficial de todo o secretariado a “arte de especular” é a faculdade mental mais admirada em todo território taboanense. Muito se fala, muito se opina, mas poucas pessoas sabem o que pode sair da cabeça do prefeito Evilásio. A seguir, o que o Portal O Taboanense conseguiu colher com exclusividade e que pode (a gente disse pode) virar realidade em breve:
– Um nome pouco conhecido que pode pintar em uma secretaria é do professor Zé Marcos, que já foi diretor da escola Heitor Villa-Lobos. Acreditem, o moço é cotado para assumir a Coordenadoria Executiva no lugar do todo-poderoso Maruzan Corado. Com menos força, mas cogitado, Zé Marcos poderia pintar na Educação.
– Outro que estica os olhos para a Educação é Joel Garcia, o Lelo, ex-dono da Faculdade Taboão da Serra. Uma corrente deseja que ele ou sua esposa, a simpática e competente Sandra Simões, tome conta da pasta.
– Ainda sobre a educação, se o plano de Evilásio for mais político, a ideia seria colocar Maruzan Corado, cargo que daria muita visibilidade e poderia lançar o nome do moço do Piauí para um cargo de deputado em 2010.
– Em relação a Maruzan é certo que ele não fica na Coordenadoria Executiva. Seu nome ainda é cotado para as Secretarias de Finanças e Administração. Essas duas pastas são consideradas pelo prefeito Evilásio como estratégicas para seu governo e ele quer gente de confiança.
– Quem pode ter se despedido de vez do Governdo Evilásio é Luis Antônio de Lima. Ele tem convites para atuar em empresas de consultoria. No seu lugar deve assumir o discreto e técnico Sidnei Martins, que já segura muita bucha na prefeitura.
– Outro que também pode ter se despedido do governo é César Calegari. Um cargo importante no Ministério da Educação seria o motivo principal do seu desligamento .
– Por outro lado, o nome de Arlete Silva é dado como certo na Secretaria de Assistência Social. Ela só não foi anunciada ainda por causa da agenda do prefeito, que o impediu de compracer a um almoço.
– As pastas de Segurança (Salvador Grisafi), Desenvolvimento Econômico (Jacira) e Esporte (Luis Lune), devem permanecer como estão, mas o prefeito promete olhar com cuidado as três secretarias antes de bater o martelo.

– Quem também anda com a moral lá em cima é o advogado Dr. Antônio Rodrigues. Não, ele não deve assumir nenhuma secretaria, mas a vontade do prefeito é que ele comande a Controladoria Geral da Prefeitura, uma espécie de “ombudsman” que vai centralizar poder para inclusive fazer mudanças radicais.

– Na secretaria de Manutenção, o querido professor Said deve deixar o cargo. No seu lugar pode voltar o Enegenheiro Orlindo. Porém Said continuaria no governo, em outra função.
– Valadão continua no governo, mas como secretário adjunto ou como Assistente Executivo.

– Chegou a ser cogitado o nome da vice-prefeita Professora Márcia para ocupar a secretaria de Habitação. Outro nome que o PT chegou a discutir com o prefeito para uma eventual mudança  na pasta seria do ex-presidente da sigla, Irineu Casemiro. Apesar das especulações, Ângela Amaral segue firme no comando.
– No sábado, dia 8, alguns assessores chegaram a comentar que talvez, na opinião deles, Evilásio não faça nenhuma mudança em todo o secretariado. “Seria só uma mudança de postura dos secretários”, disse um.
Especulações 2
Antes de causar revolta, pânico ou surpresa em demasia, é bom lembrar. As informações acima foram colhidas por nossos jornalistas. Nenhuma delas é oficial, mas são quentes, né não?

Vai encarar?

Definição
Ninguém definiu melhor a atitude do prefeito Evilásio Farias do que o vereador Aprígio, durante a última sessão. Na tribuna, com o ar brincalhão, o parlamentar dise: “isso não foi uma reforma, foi uma demolição”.

Casas Bahia
A demissão do secretariado pegou muito figurão de surpresa. Um dos secretários foi avisado por volta das 21h, no exato momento em que fechava uma compra. Ressabiado, ele desistiu do carnê e prometeu ao vendedor que voltava depois.

Perspectiva
“É óbvio, tudo depende da maneira com que olhamos a situação”. Foi assim que um dos nomes mais cotados para assumir uma secretaria estratégica definiu a situação da demissão dos secretários. Antes de desligar o telefone, ele disse: “enquanto uns choram, outros vendem lenços. Eu quero vender”.

Hora extra
Coube ao secretário de governo Ronaldo Dias a ingrata missão de comunicar a todos os secretários que eles estavam demitidos. Um detalhe, ele foi o primeiro a ser exonerado, ou seja, continuou trabalhando mesmo após ter sido promovido para a secretaria da agricultura.

A volta
Ronaldo Dias também foi um dos primeiros que teve sua volta anunciada pelo prefeito Evilásio Farias. Na quinta-feira, dia 6, ele e já havia sido informado que voltaria ao seu cargo. Brincando, ele disse para amigos: “estou contente em estar no primeiro lote da restituição”.

A volta 2
A canção mais tocada no ipod de Ronaldo Dias, na última sexta-feira, ao reassumir seu cargo, era O Portão, de Roberto Carlos. No refrão, ele e uma penca de assessores aliviados cantavam: “Eu voltei, voltei pra fica, porque aqui, aqui é o meu lugar”.

Recorde
Neste ano nenhuma notícia havia dado tanta repercussão como a demissão de todo o secretariado do prefeito Evilásio Farias. Em menos de três dias, mais de 18 mil internautas acompanharam a notícia no Portal O Taboanense.
Jogatina
A bolsa de apostas em torno dos novos nomes do secretariado ganhou a conversa em todos os cantos da cidade. Alguns politiqueiros promoveram, acreditem, um bolão para ver quem acertava quais cabeças rolavam.
Bola de cristal
Na última coluna Em Off, publicada no longínquo mês de junho, a gente já adiantava que o prefeito Evilásio faria uma reforma no seu secretariado. Alguns jornalistas, ops, troca letras, chegaram a fazer troça porque a “dita cuja” não saia do papel. Toma papudo!

Baixa
Quem ficou com a pulga atrás da orelha com a reforma do secretariado foi a petezada. Após lerem no Portal O Taboanense a notícia, um grupo de filiados do partido se reuniram para discutir o momento. Um deles garantiu que o medo do partido era perder o controle das secretarias de Habitação e de Obras, que antes eram ocupadas por pessoas ligadas a legenda.

Baixa 2
Na conversa os petistas lembraram que no início do governo a legenda tinha o comando de três secretarias. Mas, com a saída do advogado Antônio Rodrigues do partido, perderam espaço no governo.

Lógica
De um assessor de Evilásio ao dizer que pediu para desmarcar uma conversa com o prefeito, que recebia em uma reunião membros do PT: “É que o humor do prefeito não fica dos melhores depois de conversar com a petezada”.

Boa notícia é notícia boa
É, o Portal Taboanense mostrou como é que é. Depois de mais de seis meses de um processo demorado, o Google Notícias confirmou nesta semana o site taboanense como a única fonte de informações da região cadastrada em sua busca por matérias, fotos e vídeos. Credibilidade e confiança em Taboão e região tem endereço certo. Até o Google já sabe disso.
De volta
E quem está de volta à cidade é o todo poderoso Lelo. As primeiras investidas do moço, que recentemente vendeu a FTS para o grupo Anhanguera, é resgatar o Colégio Universitário. Lelo pretende transferir a unidade para o Morumbi ou para a Super Quadra, quase na divisa com Taboão da Serra. A mudança só acontece no ano que vem.

Entre tapas e beijos
A dupla sertaneja mais antiga e conhecida de Tabão da Serra e região está de volta. Iran e Ivan fizeram as pazes depois de três anos de separação e já preparam um novo trabalho. Em agosto eles devem gravar um DVD ao vivo. O show também sairá em CD.

Notícias relacionadas