EM ALTA
Home

Coluna editada no dia 19 de março de 2008

6 min de leitura
Foto do autor

Redação

19/03/2008 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Tribuna Livre

Os taboanenses têm vez e voz durante as sessões da Câmara Municipal. Logo na primeira etapa dos trabalhos os moradores inscritos podem usar a Tribuna Livre da Casa e fazer suas solicitações, queixas e até elogios. Normalmente, o espaço é ocupado por munícipes que visam solicitar ações do Poder Público Municipal. Para ter direito a falar no plenário os moradores devem se inscrever na Câmara, na segunda-feira pela manhã, é necessário levar o documento de identidade.

 

Tribuna Livre I

Desde o início dos trabalhos legislativos deste ano os discursos dos munícipes na Tribuna Livre têm sido constantes. Na sessão desta terça-feira predominaram solicitações referentes à iluminação pública, limpeza das vielas, podas de árvores, recapeamento das ruas, entre outras. Os pedidos foram enumerados por um morador do Jardim São Judas e o vereador José Eloi se comprometeu a atuar para atender às demandas do local.

 

Tribuna Livre II

Outra solicitação levada à Casa por um munícipe é a implantação de descontos maiores na Faculdade de Taboão da Serra para os moradores da cidade. O pleito foi feito por um morador que defendeu a redução alegando que não terá como pagar mensalidade para os dois filhos que desejam estudar na faculdade. O vereador Maurício André se comprometeu a enviar ofício para a diretoria da Faculdade pedindo a ampliação do desconto já concedido aos moradores.

 

Tribuna Livre III

Normalmente, os discursos da Tribuna Livre pautam a primeira parte da sessão. Depois que os moradores discursam os vereadores repercutem, comentam ou se comprometem a dar encaminhamento às solicitações. A implantação da Zona Azul nas ruas centrais da cidade foi outro tema discutido na última sessão. O vereador Olívio Nóbrega lembrou que o projeto já foi aprovado pela Casa, e aguarda ser regulamentado. Olívio relatou os transtornos enfrentados por moradores e comerciantes da região devido a falta de vagas para estacionar. Recentemente o assunto foi abordado pela nossa reportagem do Taboanense.

 

Tribuna Livre IV

Também pautado pelo discurso dos munícipes, o vereador engenheiro Nei lamentou o fato dos vereadores não terem conseguido votar um requerimento apresentado no final dos trabalhos do ano passado. O documento solicitava que a deputada Analice Fernandes empreendesse esforços junto ao governo do Estado a fim de garantir a vinda de uma Fatec e de uma Etec para Taboão. Segundo Nei, o documento não foi votado porque a oposição pediu vistas.

 

Informativo no IPTU

Um projeto de autoria do vereador professor Moreira, aprovado por unanimidade nesta terça-feira, determina que a prefeitura inclua a partir do próximo ano, na capa do IPTU, um texto informativo sobre o direito a isenção do imposto e outros benefícios tributários em geral. A medida pretende garantir aos moradores o acesso à informação, e dessa forma levar àqueles que têm direito a pleitear o benefício.

 

 CPI do Lixo

A CPI do lixo também foi discutida pelos parlamentares. Enquanto os governistas defendem que ela vai esclarecer de vez as “dúvidas” que existem no tocante ao contrato da antiga administração da prefeitura com a empresa que fazia a coleta de lixo na cidade, a oposição antecipa que vai acionar o Ministério Público para ampliar o período da investigação.

 

 Agradecimento

O agradecimento de um portador de deficiência física da cidade deixou o plenário da Câmara em silêncio por alguns instantes nesta terça-feira. Visivelmente emocionado, ele agradecia ao vereador Aprígio, que pôs uma ambulância à disposição da comunidade. O morador fez questão de ressaltar que não era “pau mandado de ninguém” e que tinha ido até a Câmara por iniciativa e vontade próprias.

 

Urgência Especial

Somente na última sessão mais de 10 projetos dos vereadores e do Executivo entraram na pauta de votação em regime de urgência especial. Todos foram aprovados por unanimidade de votos, sem discussão ou polêmica. No final dos trabalhos o presidente da Casa, José Eloi, agradeceu aos vereadores o empenho nas votações e apresentação dos projetos. Ele voltou a salientar que a atual legislatura é a mais atuante da história de Taboão. Há quem aposte que os vereadores vão se esforçar ainda mais, afinal é ano eleitoral e ninguém quer correr o risco de perder a já tão disputada cadeira no Legislativo Local.

 

Ninguém sabe, ninguém viu

Pode estar com os dias contados o mistério criado em torno do nome do vereador taboanense acusado de agredir a honra da promotora Karine Keiko Kamei. A coluna apurou com exclusividade que o referido parlamentar está sendo alvo de uma ação movida pela promotora. Também soubemos que alguns vereadores querem que o nome do acusado seja divulgado. Eles temem acabar pagando pelo ato. Em ano eleitoral ninguém quer correr nenhum tipo de risco…

Notícias relacionadas