CMDCA realiza 10ª Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizou nesta quinta-feira, dia 30, a 10ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Taboão, no Cemur. O principal objetivo do evento foi discutir, elaborar e promover diretrizes para criação e implementação do Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
“A gente reúne, convoca, não só os entes do governo, mas toda sociedade civil, as crianças e adolescentes para discutirem e debaterem ideias de políticas públicas que o município deve concretizar em benefício da criança e do adolescente”, declarou o presidente do CMDCA de Taboão da Serra, Rafael Souza.
Souza falou da participação da criança e do adolescente durante a conferência. “Eles vão ter voz, serão escutados, nós vamos colocá-los como protagonistas, para que possam trazer para os responsáveis pela gestão do município o que eles entendem que é importante”.
O defensor público, Luiz Felipe Dias, de Carapicuíba, explicou durante uma palestra o que são e para que servem os direitos humanos e seus mecanismos de proteção para crianças e adolescentes. “Eles fazem parte do nosso dia a dia, da nossa realidade. Os direitos humanos não são dados, eles precisam ser construídos, trabalhados, batalhados”, explica.
Para o presidente da Câmara, vereador José Aparecido Alves (Cido da Yafarma), essa discussão precisa acontecer todos os dias. “Precisamos discutir e debater o que podemos fazer para proteger nossas crianças. Essa discussão não é só hoje, deve acontecer todos os dias”, disse.
Durante o evento aconteceu a aprovação do regimento interno do CMDCA e a composição de grupos por eixos temáticos para discussão e elaboração de propostas, além da eleição dos delegados para a etapa regional.
Os eixos temáticos discutidos na conferência foram:
– Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes;
– Proteção e Defesa dos Direitos;
– Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes;
– Controle Social e Efetivação dos Direitos;
– Gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.