Cidades da região buscam parceria para implantar Samu
Será anunciado nesta terça-feira, dia 15, a intenção de cinco municípios da região de implantar o Samu regional. Hoje, apenas Taboão da Serra possui o serviço. Os outros municípios da região, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço e Embu-Guaçu se uniram para, juntos, terem o serviço.
Ao todo, serão 11 ambulâncias para atender as cinco cidades da região. A princípio, a divisão ficará assim: Embu das Artes e Itapecerica da Serra, três viaturas cada cidade, (uma delas UTI), Embu-Guaçu e Juquitiba, duas ambulâncias básicas e São Lourenço, uma cada.
O sistema regulador, que atende o número 192, vai ficar instalado em Embu das Artes, cidade que será considerada sede Samu regional. E é Embu das Artes que vai investir os recursos necessários para a chegada do serviço. As outras cidades irão fazer um aporte financeiro que deverá ser aprovado por todas as Câmara Municipais.
Taboão da Serra continuará com o serviço exclusivo. No começo deste mês, o Samu completou quatro anos na cidade, atendendo mais de 40 mil pessoas nesse período. O custo para a cidade é de R$ 4 milhões por ano, o mesmo que a prefeitura gasta para manter a maternidade municipal. Hoje, Taboão conta com seis ambulâncias.