EM ALTA
Home

Chuvas elevam níveis dos reservátorios de São Paulo

2 min de leitura
Foto do autor

Redação

08/02/2015 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Após as chuvas dos últimos dias, o Sistema Cantareira registrou aumento nos níveis por quatro dias consecutivos. No domingo dia 8, o reservatório estava com 5,7% da sua capacidade, segundo informações da Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo (Sabesp).

O Cantareira abastece parte de Taboão da Serra, além da cidade a represa abastece 8,8 milhões de pessoas das zonas norte, central, parte da leste e oeste da capital e dos municípios de Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras, Osasco, Carapicuíba e São Caetano do Sul e parte dos municípios de Guarulhos, Barueri e Santo André.

Sistema Cantareira, que abastece região metropolitana de São Paulo, está com 5,7% da capacidade | Divulgação / Sabesp

Os demais sistemas também apresentaram aumento no nível das águas. O Alto Cotia que abastece as cidades de Cotia, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu e Vargem Grande, está com 32,6% da sua capacidade.

No sistema Rio Grande, o nível dos reservatórios subiu para 78,9%. O Guarapiranga aumentou para 52,3% da capacidade, o sistema atende a zona sul de São Paulo. E no Rio Claro, o nível está em 31%. O Alto Tietê está com 12,4%.

Racionamento

Os moradores das cidades da Grande São Paulo quando não estão sem água, precisam lidar com o fluxo bem pequeno de água nas torneiras. A Companhia de Saneamento Básico (Sabesp) divulgou um mapa contendo as áreas afetadas com a redução de pressão. Taboão da Serra, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Cotia e Vargem Grande Paulista estão entre as áreas atingidas pela medida.

Bônus

O bônus para quem economizar água em toda a região metropolitana de São Paulo, é de  10% de desconto para quem economizar menos do que 15%. Se a redução do consumo for igual ou superior a 15% e inferior a 20%, o desconto será de 20%. O desconto de 30% continua valendo pata quem economiza pelo menos 20% no consumo. O cálculo leva em conta a média do consumo dos 12 meses.

Notícias relacionadas