Chico Brito quer fechar escola para crianças especiais
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
——————————–
A escola Armando Vidigal, em Embu das Artes, referência na educação de crianças e jovens com alguma deficiência corre o risco de fechar. Pelo menos é o que pretende o prefeito da cidade, Chico Brito, que planeja transformar o local em um centro de reabilitação, contrariando a vontade de mais de 100 famílias de alunos.
Professor Silvino afirma que escola Armando Vidigal não irá fechar
Vereador Proença afirma que defende manutenção da escola para alunos especiais
Segundo Valquíria Freitas Santos, mãe de uma menina de 18 anos, que sofre de paralisia cerebral, os alunos recebem na escola um tratamento especial, diferenciado. “Eles querem jogar nossos filhos nas escolas regulares, isso não está certo. São criança especiais e precisam ser tratadas dessa forma”, disse.
Foto: Eduardo Toledo
Comissão de mães durante sessão da Câmara Municipal de Embu das Artes
De acordo com a comissão de mães, que participou da última reunião da Câmara Municipal de Embu, a prefeitura já começou a fazer as mudanças para que transformar a escola modelo em centro de reabilitação. “Eles já tiraram dois fisioterapeutas, uma fonoaudióloga e uma terapeuta ocupacional e passou os profissionais para a saúde”, reclamou Carmem, uma das mães.
A terapeuta ocupacional Karyn Myllena, que trabalhava na escola, também critica a medida do prefeito Chico Brito. “Essa medida é para desconstruir um trabalho que funciona, que é completo. Se isso acontecer vamos estar jogando no lixo todo um trabalho”, questionou durante uma reunião com todos os vereadores.
Os vereadores fizeram proposta para que as mães montassem uma comissão e fossem conversar pessoalmente com o prefeito Chico Brito. “Já tentamos dialogar, mas o prefeito está intransigente”, diz Valquíria. “A proposta de levar nossos filhos para as escolas regulares não é viável, são crianças que sofrem com deficiência grande ou média. Amor e carinho são importantes, mas precisamos de profissionais capacitados”, afirmou a mãe.
Durante a sessão da Câmara Municipal, um dos alunos da escola Armando Vidigal, teve um ataque de nervos e ameaçou por diversas vezes entrar dentro do plenário. “Vocês podem ver que esses alunos precisam de uma atenção especial”, disse uma mãe presente.
Reunião
O presidente da Câmara Municipal de Embu das Artes, Professor Silvino (PT), disse que irá conversar com o prefeito Chico Brito para tentar solucionar o problema. “Nós não estamos querendo fechar nenhuma escola, queremos abrir mais. O Armando Vidigal faz um trabalho de excelência, o próprio Chico Brito reformou a escola”, disse.
Silvino disse que defende que seja criado um centro de reabilitação, mas em outro lugar. “O governo não quer fechar, o problema é de comunicação. Nós não sentamos com o governo para debater o assunto, mas o Chico Brito jamais fecharia um centro educacional”, garantiu o vereador.
Já o vereador Proença (PSDB) disse estar ao lado das mães. “Com o prédio reformado destinar para outra atividade, eu sou contra, estou com a mesma opinião das mães. Vamos unir forças para manter o Vidigal do jeito que está. Ele precisa ser ampliado para poder atender toda a demanda”.
A reportagem do Portal O Taboanense procurou por e-mail a secretaria de comunicação da prefeitura de Embu das Artes, mas não obteve retorno.