Chico Brito entrega Centro de Artes e Esportes Unificados neste sábado
O Jd. do Colégio, em Embu das Artes, ganha neste sábado, dia 15, a partir das 10h, o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), uma das obras mais importantes da gestão do prefeito Chico Brito. O complexo, que mistura educação, arte, cultura, esporte, lazer e assistência social recebeu mais de R$ 2 milhões de investimentos.
As obras, realizada em parceria com o Governo Federal pretende aproximar a comunidade local, integrando os serviços da prefeitura. “Essa é a região com maior vulnerabilidade social da cidade. Fico muito feliz poder realizar, como gestor público, uma obra como essa, oferecer aqui na periferia da nossa cidade um equipamento com essa qualidade”, disse Chico Brito ao Portal O Taboanense.
O CEU reunirá no mesmo complexo atividades culturais e esportivas, além da assistência social da prefeitura. O local conta com sala multiuso para teatro, cinema, reuniões e palestras, biblioteca, telecentro, quadra poliesportiva coberta, pista de caminhada, pista de skate, academia pública, playground e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), porta de entrada para todos os serviços da Assistência Social.
“Teremos aulas de música, teremos aulas de teatro, acesso a Internet, uma biblioteca com mais de dois mil títulos. Vamos trazer para cá o programa Esporte Cidadão, que tem mais de 20 modalidades e muitas serão desenvolvidas aqui. Implantar isso aqui é estratégico, vamos contribuir para a transformação da vida das pessoas, principalmente das crianças e dos jovens”, afirmou Brito.
A expectativa é que o equipamento atenda cerca de 25 mil pessoas. O CRAS, por exemplo, estará preparado para cadastrar as famílias através da Central de cadastro Único para Programas Sociais. “O próprio CRAS é a porta de entrada para todos os serviços públicos da cidade, para uma população que é historicamente excluída”, lembrou o prefeito.
O terreno onde foi construído o complexo tem mais de três mil metros quadrados e representa, segundo Brito, a verdadeira “democratização dos espaços públicos” da cidade de Embu das Artes. “Essa era uma área que estava abandonada há mais de 20 anos, captamos o recurso com o Ministério da Cultura para implantar nessa área que tem uma grande vulnerabilidade social”.
Segundo a prefeitura, o equipamento irá atender a população dos bairros do Jd. do Colégio, Jd. dos Moraes, Isis Cristina e Parque das Chácaras. “É aqui que está a maior taxa de analfabetismo, de pobreza da cidade. É uma oportunidade muito grande de trazer para essa população os serviços da prefeitura de Embu das Artes, de maior integração com os projetos sociais da prefeitura. Queremos criar novos horizontes, principalmente para crianças e jovens”, destaca.
No mesmo dia, a prefeitura inaugura na rua Ursa Maior, o Terminal Intermunicipal Jardim do Colégio. A área terá baia para chegada e partida dos veículos, banheiros masculino e feminino com acessibilidade, sala para fiscal e área coberta para 20 pessoas sentadas. No local houve troca parcial do pavimento, feita drenagem e instaladas guias e sarjetas.
Centro
No domingo, dia 16, às 10h, a prefeitura entrega para a população a primeira etapa do Parque Linear e revitalização da av. São Paulo, que recebeu decks de madeira em quatro pontos sobre o córrego. Além de servir de travessia, os decks contam com área de descanso. Bancos e floreiras foram colocados por toda a extensão do passeio que margeia o córrego, embelezando o local. O Parque Linear da av. São Paulo também está com nova iluminação e recebeu drenagem, pavimentação asfáltica, calçada com bloquetes e acessibilidade.