EM ALTA
Home

Centro POP traz conforto e dignidade aos moradores de rua em Taboão da Serra

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

09/08/2013 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade


• 
Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook

———————————————–

Por Charles Eliseu

Visando melhorar as condições de vida e resgatar a dignidade das pessoas em situação de rua do município, a Prefeitura de Taboão da Serra inaugurou em junho, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, um equipamento voltado exclusivamente aos moradores de rua, o Centro POP – Centro Especializado para População em Situação de Rua. O espaço conta com banheiros para que os moradores de rua possam tomar banho, área de serviço para lavar roupa e um espaço de lazer e interação.

Desde 12 de junho em funcionamento, o Centro POP já atendeu 177 desabrigados. Segundo a coordenadora da unidade, Suely Galina, no mês de junho a demanda de atendimento foi de 56 pessoas, uma média de aproximadamente duas pessoas por dia. Já em julho, foram acolhidas 121 pessoas, tendo uma média de quatro pessoas por dia. A coordenadora ressaltou ainda que no equipamento são desenvolvidos vários trabalhos, entre eles o “Ação Inverno 2013”, que é um projeto pontual, viabilizado em períodos de frio, como este que ocorre em julho.

Foto: Divulgação | Ricardo Vaz

Centro POP já atendeu 177 desabrigados desde a sua inauguração no mês de junho

Programa realizado após as 18h por uma equipe de 13 pessoas, entre elas psicólogas, assistentes sociais, cozinheiros e motorista, tem por objetivo amenizar as complicações clínicas do frio nos moradores de rua, como por exemplo, a hipotermia, onde exposta a mais de 4 horas de frio intenso, a pessoa pode falecer. Segundo Suely Galina, são entregues kits com cobertores e marmitas de sopa aos desabrigados. “Já entregamos 40 kits e além dessa entrega convidamos alguns deles para se dirigirem aos abrigos associados à Prefeitura, entre eles a ACVTS – Associação do Corpo de Voluntários de Taboão da Serra”, lembrou.

A coordenadora destacou ainda que para cada um que recebe o atendimento, é traçado um Plano Individual, em que são feitos encaminhamentos para fazer documentos e exames médicos como tuberculose e HIV.
Perfil geral dos moradores de rua da cidade

O Centro POP abalizou, nesses pouco mais de um mês e meio, um perfil geral da população em situação de rua. A demanda média é de 95% de homens, com idade de 25 a 45 anos, de classe média, que tiveram vínculos rompidos com a família por diversos motivos, principalmente pelo envolvimento com a droga.

Deles, 80% são usuários de Crack. Além disso, os que possuem idade acima dos 45 anos, em sua maioria, são alcoólatras. Cerca de 4% possui algum tipo de transtorno mental. O procedimento mais necessário é a higiene pessoal e acolhimento.

Nesse sentido, segundo a secretária de Assistência Social e Cidadania, Arlete Silva, “o Centro POP oferece almoço, café e roupas limpas que são doadas. Além disso, auxiliamos os moradores de rua em seu entrosamento, no convívio social. É muito importante cada um alcançar sua autonomia”. “Para isso, nós os acolhemos de forma afetuosa, discreta e privada, sempre buscando resgatar a dignidade deles”, enfatizou a secretária.

Serviço

Centro POP
Rua Izaura da Silva Camargo, 45, Jardim São Paulo
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 8h às 17h
e-mail: centropop@taboaodaserra.sp.gov.br

 

Notícias relacionadas