EM ALTA
Home

Censo do IBGE já aponta diminuição de moradores por domicílios

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

07/09/2010 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Com 40% de domicílios visitados em Taboão da Serra, a coleta de dados para o Censo 2010 demonstra em resultado parcial, que houve diminuição no número de moradores por residência, confirmando o que vem acontecendo em todo o país, uma diminuição no ritmo de crescimento da população.

De acordo com o gerente de posto do IBGE, Lucilio Henrique de Oliveira, na região central as casas são espaçosas com poucos moradores, o casal e no máximo um filho, nos bairros acontecem o contrário, casas pequenas, para abrigar de cinco a sete pessoas.

Foto: Rose Santana

Recenseadores que trabalham em Taboão da Serra estão com 40% do trabalho concluído 

O Censo 2010 também constatou, até o momento, que as mulheres são maioria em Taboão da Serra. Outro dado importante, a maioria dos entrevistados afirma saber ler e escrever. As crianças que ainda não tem idade para freqüentar escola estão em creches, dados da região do centro.   

A região central é mais arborizada que a periferia e todas as ruas visitadas possuem iluminação pública.

Mas também há dados negativos, a pesquisa constatou que a cidade não se preparou para atender o portador de necessidade especial, por exemplo, somente no Centro de Taboão existem rampas para acesso de cadeirante.

Ainda existem muitas ruas sem pavimentação, por outro lado, muitas favelas estão sendo urbanizadas. Não existem albergues na cidade e há apenas um asilo. Nos bairros as UBS’s, Unidades Básicas de Saúde, são melhores distribuídas que no Centro.

De acordo com Oliveira, os recenseadores estão encontrando dificuldades para entrevistar moradores em prédios, quando não são barrados pelos síndicos, os moradores não tem boa vontade para recebê-los.

“Estamos encontrando mais dificuldades na região central, muitos moradores estão trabalhando durante a semana e não querem atender o recenseador no final de semana, principalmente nos prédios. Nos bairros a receptividade está sendo muito boa”, relatou.

O IBGE informa que os recenseadores podem ser identificados por meio de seu uniforme (colete e boné do Censo 2010), pelo documento de identidade (com nome e foto), que estará visível e pelo aparelho de coleta de dados (PDA). A identidade de todos pode ser conferida através de ligação gratuita para o telefone 0800-7218181, entre 8h e 22h, e pelo site do Censo 2010, www.censo2010.ibge.gov.br/recenseadores.php.

Esses são dados parciais, a coleta de dados termina em 31 de outubro, o resultado total da população será conhecido no dia 27 de novembro, e nos meses seguintes serão divulgadas as demais informações referentes ao Censo 2010.
 

Notícias relacionadas