EM ALTA
Home

Celebração de Corpus Christi reúne mais de 4 mil fiéis no Santuário Santa Terezinha

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

22/05/2008 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade
Pela primeira vez a missa em celebração a Corpus Chirsti foi realizada no novo Santuário Santa Terezinha, inaugurado no ano passado. Talvez por isso a participação popular tenha sido tão grande. Pelos cálculos dos organizadores, mais de quatro mil pessoas participaram da procissão e da missa. Muitos fiéis não conseguiram entrar na igreja e fizeram suas orações do lado de fora.
 
Durante toda quinta-feira, dia 22, centenas de moradores foram visitar os tapetes de serragem montados nas ruas do Tesouro, Ernesto Capelari, Armando Andrade, Senador Felinto Muller e Thereza Maria Luizetto. Esse é o oitavo ano consecutivo que a igreja realiza a tradição que vem atraindo cada vez mais fiéis.

Foto: Eduardo Toledo

Fiéis acompanham procissão pelos tapetes litúrgicos
Veja mais fotos clicando aqui

 
Foram confeccionados 120 tapetes de serragem, cada um medindo cinco metro de comprimento por dois de largura. Ao todo foram abordados 130 temas litúrgicos e diversos tipos de materiais foram utilizados na confecção, desde a imprescindível serragem colorida passando por pó de café, tampas de garrafas pet, flores e até mesmo areia.
 
“Esse é o primeiro ano que venho ver os tapetes, achei muito bonito, muito bem feito”, disse o professor Márcio, morador do Jd. América. Já a evangélica Edivanice Pereira, que também viu os tapetes pela primeira vez, achou bonito, mas ficou com pena que eles fossem pisados. “É bonito, né? Pena que daqui a pouco vão estragar”, comentou.
 
Na religião católica, Corpus Christi é uma festa ao Corpo de Cristo, uma data adotada na Igreja para comemorar a presença de Jesus Cristo no sacramento da Eucaristia, pela mudança da substância do pão e do vinho de seu corpo e de seu sangue.
 
Segundo Alexandre De Piere, organizador do evento, a tradição de enfeitar o percurso com tapetes serve para lembrar o martírio e a Paixão de Jesus Cristo. "Os tapetes ornamentais representam os símbolos dos católicos: o pão, a uva, a eucaristia, o terço e os sinais do martírio e da paixão de Jesus Cristo. A motivação dos tapetes são uma motivação litúrgica, fazem parte da celebração", afirmou.
 
A procissão, que começou às 17h, percorreu diversas ruas da região central e durou mais de 50 minutos. Monsenhor Aguinaldo fez diversas pausas para agradecer os fiéis que deixaram em frente de suas casas alimentos e roupas que foram doados. Em diversos locais moradores acenavam das janelas e estendiam panos brancos nas sacadas. O percurso foi acompanhado por cerca de mil devotos.
 
Após a procissão, os fiéis, entre eles o prefeito Evilásio Farias e sua esposa, Dra. Roseane Maciel, participaram da missa de Corpus Chirsti, que foi celebrada pelo Monsenhor Aguinaldo.
 
Para o Monsenhor Aguinaldo, a "festa de Corpus Christi é a grande manifestação de amor à Jesus na Eucaristia. As pessoas passam a noite fazendo os tapetes, se doam como forma de expressar esse sentimento de grande louvor ao Senhor", afirmou.

Notícias relacionadas