Celebração de Corpus Christi atraí milhares de fiéis em toda a região
As celebrações do Corpus Christi levaram milhares de turistas e fieis para as ruas das cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra nesta quinta-feira, dia 15, que visitaram os tradicionais tapetes coloridos, montados artesanalmente, feitos de serragem, flores, pó de café, TNT e outros materiais, pelas ruas da região, além de acompanharem as procissões e as missas.
Em Taboão da Serra, a tradicional celebração de Corpus Christi chegou a sua 24ª edição, como em 2016, este ano a procissão começou mais cedo, às 15h. Féis seguiram em cortejo pelas principais ruas do Centro, apreciando os tapetes coloridos, que foram montados de forma artesanal durante a madrugada e manhã desta quinta-feira, por cerca de 1.500 voluntários. Após a caminhada, os fiéis participaram da missa que foi celebrada pelo Monsenhor Aguinaldo no Santuário de Santa Terezinha.
Ao todo, Taboão da Serra recebeu 121 quadros (5×2) e 700 metros de TNT que foram espalhados em um espaço de mais de 1km, desde o pátio do Santuário Santa Terezinha e seguiram pelas ruas do Tesouro, Ernesto Capelari, Senador Felinto Muller, Armando Andrade, Rua do Carmo e Maria Tereza Luizetto. A visitação teve início ao meio-dia.
Este ano, os tapetes de Corpus Christi foram confeccionados com o tema do Ano Mariano, com foco nas comemorações dos 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Brasil, e em razão do jubileu de Nossa Senhora de Fátima, pelos 100 anos da aparição em Fátima, Portugal. Em alguns quadros, foram reproduzidos os temas que foram destaque de capa das 232 edições dos jornais de Santa Terezinha.
Em Embu das Artes os turistas lotaram a cidade para visitar os tapetes de Corpus Christi, acompanhar as procissões e as missas, que aconteceram em quatro locais diferentes. A mais tradicional aconteceu na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, no centro histórico. A visitação recebeu milhares de fiéis durante todo o dia. A procissão teve início no ginásio de Esportes Hermínio Espósito e seguiu até o Largo dos Jesuítas, onde aconteceu o encerramento com a benção final.
A cidade também recebeu um grande número de fiéis nas paróquias de Todos os Santos (Jd. Santa Emília), Paróquia São Vicente de Paulo e São Tiago (Jd. Vazame) e Paróquia Cristo Ressuscitado (Pq. Pirajuçara).
No município de Itapecerica da Serra, a celebração de Corpus Christi acontece há mais de 50 anos. Os tradicionais tapetes foram confeccionados nas ruas do entorno do Santuário Nossa Senhora dos Prazeres e Divina Misericórdia, no centro. Turistas e fiéis de cidades vizinhas costumam acompanhar a procissão, que é a maior da região. A missa aconteceu no Santuário.
Tradição
O Corpus Christi surgiu no século XIII da necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado e de testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia. Já a tradição da confecção do tapete nasceu em Portugal e veio para o Brasil com os colonizadores. Os desenhos utilizados são variados, mas enfocam principalmente a morte e a ressurreição de Jesus Cristo.