CEI retoma reuniões antes da apresentação do relatório final
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
——————————–
A Comissão Especial de Investigação, que apura as fraudes no sistema financeiro da prefeitura de Taboão da Serra tem o prazo até o próximo dia 24 para encerrar seus trabalhos. Porém, antes da apresentação do relatório final, o presidente da comissão, vereador Cido, quer fazer novas oitivas.
Nesta quinta-feira, dia 1º, às 10h, a CEI volta a se reunir para discutir o andamento dos trabalhos e as novas convocações. “Acho que ainda ficaram abertas algumas questões, como o contrato da Iacta, por exemplo. Temos que ouvir algumas testemunhas chaves antes do encerramento dos trabalhos”, afirma Cido.
Foto: Divulgação
Cido, presidente da CEI: "se prefeito nomeou um secretário que foi negligente, o prefeito também é responsável"
O presidente da CEI disse que não irá revelar o nome dos convocados porque espera uma decisão de todos os membros. “Vou apresentar uma lista para os vereadores nesta reunião que são imprescindíveis para a apresentação do relatório final”, disse. De acordo com Cido, o relatório final será sucinto e objetivo. “Existe muita informação, mas acredito que o documento terá cerca de 100 páginas”, revela.
Entre os assuntos abordados, Cido garante que irá atribuir responsabilidades para diversas acusações que foram investigadas pela CEI. “Nosso papel é investigativo. O papel da Comissão não é julgar, mas investigar. É claro que eu vou apontar a responsabilidade de quem deveria zelar pela criação das senhas, por exemplo”.
De acordo com o vereador, o prefeito Evilásio Farias, assim como alguns secretários, serão citados no relatório. “Não podemos eximir a responsabilidade de ninguém, se o prefeito nomeou um secretário que foi negligente, o prefeito também é responsável”.
Ministério Público
Mostrando tranquilidade e falando em dever cumprido, o vereador Cido afirmou que irá se empenhar na aprovação do relatório final no plenário da Câmara Municipal. “Fizemos [CEI] nosso papel, ajudamos a resgatar a imagem do Legislativo e espero que mês pares reconheçam esse esforço”.
Independente da aprovação ou não do relatório final no plenário, Cido afirmou que pretende encaminhar as denúncias apuradas pela comissão para o Ministério Público. “Eles [Judiciário] têm mais capacidade de investigar, são especializados nisso. De qualquer foram sinto que tenho o dever de entregar uma cópia para o MP”.
Cido garantiu que irá apresentar o relatório com antecedência para os vereadores, antes da votação.