EM ALTA
Home

Casos de dengue podem dobrar este ano em Taboão da Serra

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

09/02/2015 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Matheus Herbert e Nely Rossany

O número de casos de dengue registrados na capital paulista este ano triplicou em relação ao mesmo período do ano passado. Por isso, as cidades da Grande São Paulo estão em alerta para doença. Além dos casos importados, aqueles em que o paciente é contaminado em outra cidade, as prefeituras temem que a falta d’água possa agravar o problema. Isso porque tambores, baldes e outros objetos são utilizados para armazenar água limpa e ou água da chuva, transformando-se em criadouros para o mosquito da dengue.

“As pessoas sempre pensam nos objetos tradicionais, como garrafas, vasos e pneus, mas temos que tomar cuidado também com outros locais, como telhas, calhas, tampinhas de garrafa e claro os baldes e bacias deixados em garagens e quintais para armazenamento da água da chuva”, alerta a secretária de Saúde de Taboão da Serra, Dra. Raquel Zaicaner.

Secretaria de Saúde de Taboão da Serra alerta para ações de prevenção | Thiago Neme / Gazeta de S. Paulo

Taboão da Serra teve em 2014, de janeiro a maio, 496 casos confirmados da doença. Este ano, segundo a secretária, foram nove casos notificados, 4 deles descartados, e cinco ainda estão sendo analisados. O maior temor da Secretaria de Saúde, é a falta de conscientização da população, que relaxa na prevenção. “O controle individual é muito importante, cada munícipe tem que cuidar da sua casa, além do nosso trabalho. Agora que não estamos vivendo um surto, ninguém liga para a doença, porém acreditamos que este ano, os casos dobrem em relação ao ano passado”.

O que pode justificar o aumento nos números de casos é que outras cidades no interior e litoral do Estado já estão com surto da doença. Em Caraguatatuba, litoral norte, 313 casos foram confirmados e uma dona de casa, de 39 anos, morreu de dengue hemorrágica, na última quarta-feira. Em Sorocaba são 547 casos e em Guararapes, três pessoas já morreram em decorrência da doença. Na cidade, na região de São José do Rio Preto, 1.355 casos haviam sido notificados e desses, 731 confirmados. “Agora em período de férias e Carnaval, muitas pessoas vão viajar para o litoral e interior do estado e quando voltam pode ser que estejam infectadas”.

De acordo com a secretária, a Vigilância Epidemiológica e as Zoonoses estão trabalhando em parceria para combater os criadouros do mosquito da dengue na cidade, com a intensificação das nebulizações nos bairros e fiscalização porta a porta. “É importante que as pessoas recebam os agentes e façam a sua parte, para evitarmos uma epidemia de dengue”, finaliza.

Outras cidades

A Prefeitura de Embu das Artes informou que também tem intensificado as campanhas de ações contra a dengue. Neste sábado, dia 7, acontece o ‘Dia D de combate à dengue’. Agentes da prefeitura vão percorrer casa a casa orientando os moradores a eliminar os criadouros do mosquito. Este ano, a cidade teve um caso confirmado da doença, um morador do Jardim Engenho Velho, que foi contaminado em Peruíbe.

Em Itapecerica da Serra, a Autarquia de Saúde informou que foram nove casos notificados, sendo dois confirmados (importados), três descartados e quatro ainda sob investigação.

Notícias relacionadas