Home
›
Caos em Taboão da Serra: chuva deixa moradores em pânico
3 min de leitura
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa
cidade
Bastaram duas horas de chuva forte para que Taboão da Serra vivesse novamente cenas de caos e desespero por causa das enchentes que paralisaram a cidade nesta segunda-feira, dia 26. Pelos menos três casas desabaram, outras cinco foram interditadas pela Defesa Civil. Um homem foi soterrado e salvo graças a ajuda de moradores. O Centro, Jd. Mirna, Intercap, Jd. Clementino e Jd. Bontempo foram os bairros mais atingidos.
O temporal que atingiu Taboão da Serra e toda Zona Sul de São Paulo começou por volta das 16h. A chuva castigou a cidade por mais de duas horas. Por volta das 17h40, a Régis Bittencourt já estava parada, próximo ao Shopping, no sentido Capital. Às 18h15, a rodovia registrava três pontos de alagamento, nos dois sentidos. Motoristas tentavam escapar fugindo pela contra mão, próximo ao condomínio Vida Nova.
Foto: Eduardo Toledo
Carro tenta passar por rua alagada, na praça Nicola Vivilechio
Segundo Carlos Senna, coordenador da Defesa Civil, a chuva que caiu sobre Taboão da Serra em duas horas era o previsto para 20 dias. “Foi muita água, a chuva foi muito forte, a cidade ficou alagada em pouco mais de uma hora”, afirmou. O primeiro ponto de alagamento foi a av. Getúlio Vargas, no Centro. Todos as casas e comércios da via foram afetados com a enchente. Em alguns pontos a água chegou a 1,5 metro.
Outro bairro muito atingido foi o Jd. Mirna, próximo ao Três Marias. O córrego Poá subiu cerca de dois metros, derrubando três casas e deixando pelo menos outras cinco residências em perigo. A Defesa Civil interditou todos os locais. As famílias desabrigadas eram orientadas a procurar a casa de familiares, mas duas famílias seriam removidas para abrigos improvisados da prefeitura.
Em diversos bairros houve deslizamentos de terra. Pelo menos três pessoas ficaram feridas, nenhuma com gravidade. Um homem foi soterrado no Jd. Maria Helena, próximo a Emi Papa Capim, mas moradores e policiais militares conseguiram resgatar o homem imediatamente. Ele foi medicado e apesar do susto, ele passa bem.
O trânsito em toda a cidade ficou complicado e os congestionamentos tornaram a volta dos moradores um sufoco. A Régis Bittencourt só teve seu tráfego liberado por volta das 21h50 nos dois sentidos.
Acompanhe durante todo o dia a repercussão da enchente em Taboão da Serra.