EM ALTA
Home

Campanha de vacinação contra paralisia infantil acontece no sábado, 15

5 min de leitura
Foto do autor

Redação

13/08/2015 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Neste sábado, dia 15, acontece em todo o país o Dia “D”, Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. A campanha segue até 31 de agosto. Todas as crianças até 4 anos, 11 meses e 29 dias devem tomar as duas gotinhas, mesmo que já tenham sido vacinadas. Depois desse período, a vacinação continua disponível em todos os postos de saúde. Até o fim de agosto, a meta do Ministério da Saúde é imunizar 12 milhões de crianças com idade entre 6 meses e 5 anos incompletos em todo o país.

Em Taboão da Serra e Embu das Artes, no sábado, além das Unidades Básicas de Saúde, as crianças também poderão ser vacinadas em alguns postos volantes. Confira os horários e locais.

No sábado o Dia “D”, Campanha Vacinação contra a Poliomielite, acontece em todos os postos de saúde | Ricardo Vaz / Divulgação

Taboão da Serra

Em Taboão da Serra a campanha de vacinação contra a poliomielite acontece nas doze Unidades Básicas de Saúde de Taboão (UBS) dos Jardins América, Helena, Margaridas, Santo Onofre, Silvio Sampaio, Santa Cecilia, Suína, Akira Tada, Parque Pinheiros, Salete, Record e Panorama. E nos postos volantes do Shopping Taboão, Carrefour, Hipermercado D´Avó e Extra, das 8 às 17h.

A Vigilância Epidemiológica de Taboão pretende vacinar mais de 16 mil crianças e atingir a meta de 95% estipulada pelo Ministério da Saúde. “Em 2014 chegamos aos 95,61% e para esse ano não vai ser diferente porque estamos com mais de 120 funcionários da saúde empenhados nessa campanha”, disse a secretária de Saúde Raquel Zaicaner. 

O coordenador da Vigilância, Milton Parron, ressaltou que de acordo com a situação vacinal serão atualizados nas UBS´s outras doses como sarampo, caxumba e rubéola, Meningocócica C, Difteria, Tétano e Coqueluche, Pneumocócica 10 valente, Tetraviral, Influenza, Hepatite B e BCG. “São vacinas que fazem parte do ciclo da vida e as crianças precisam delas para ficar imune a essas doenças”, enfatizou Parron.

Embu das Artes

Em Embu das Artes a campanha de vacina contra a paralisia infantil (poliomielite), acontece nas unidades de saúde da cidade das 8 às 17h. Após esse período, as vacinas também continuarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde da cidade.

Nos bairros Votorantim, Taima e Jd. Batista, haverá postos volantes circulando das 13 às 17h. E nas escolas municipais E.M. Nei Magali (Avenida Esco, 751 – Jd. Magali), Creche AEB Associação Evangélica Betel (Rua Ilha Comprida, 201 – Jardim das Oliveiras) e E.M. Rosa Cirelli dos Santos (Rua das Margaridas, 100 – Jd. Santa Barbara) também estarão abertas para a campanha das 8 às 17h.

No Dia D, também estarão disponíveis as vacinas tríplice viral (contra sarampo, rubéola e caxumba), e a pentavalente (contra difteria, tétano, coqueluche, influenza e hepatite B). O objetivo é manter a erradicação da poliomielite no país e controlar os casos de sarampo. A meta da campanha é vacinar 95% das 17.409 crianças do município.

As doenças

A poliomielite é uma doença viral que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. É causada pela infecção pelo poliovírus. O vírus se espalha por contato direto pessoa a pessoa, por contato com muco, catarro ou fezes infectadas. O vírus entra através da boca e do nariz e se multiplica na garganta e no trato intestinal, sendo absorvido e espalhado pelo sangue e pelo sistema linfático. O período da infecção pelo vírus, até que surjam os sintomas da doença (incubação), varia de 5 a 35 dias (em média de 7 a 14 dias).

O sarampo é uma doença infectocontagiosa provocada pelo Morbili vírus e transmitida por secreções das vias respiratórias como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse. O período de incubação, ou seja, o tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas, é de cerca de 12 dias e a transmissão pode ocorrer antes do aparecimento dos sintomas e estender-se até o quarto dia depois que surgiram placas avermelhadas na pele. O sarampo é uma doença potencialmente grave. Em gestantes, pode provocar aborto ou parto prematuro.

Notícias relacionadas