Campanha de vacinação contra o vírus da Gripe suína começa esse mês
Em Taboão da Serra, a expectativa é vacinar, nessa primeira fase onde apenas profissionais da saúde estão sendo imunizados, pelo menos 1.700 servidores. “É importante essa vacinação porque são eles que vão cuidar dos possíveis casos, eles estão muito expostos e precisam estar imunizados com uma certa antecedência”, afirmou José Alberto Tarifa, secretário municipal de saúde.
Foto: Eduardo Toledo
O secretário de saúde de Taboão da Serra: José Alberto Tarifa
A prefeitura de Embu das Artes também já começou a vacinar os profissionais da saúde e já está informando o cronograma estipulado pelo Ministério da Saúde para a imunização contra o vírus da gripe suína.
O senado aprovou nesta terça-feira a medida provisória que autoriza a liberação de R$ 2,1 bilhões aos Ministérios da Saúde e do Transportes para o combate da gripe. O recurso aprovado deverá ser destinado à compra das vacinas, sua distribuição, o aumento de leitos em UTIs e a capacitação de profissionais empenhados nesse programa.
De acordo com o cronograma estipulado a vacinação, que teve seu início este mês, será destinada, em primeiro momento, aos profissionais da saúde (Médicos, enfermeiros, recepcionistas, pessoal de limpeza e segurança, motoristas de ambulância, equipes de laboratório e profissionais que atuam na investigação epidemiológica) e a população indígena.
A partir do dia 22 a campanha começará a atender as gestantes, as crianças de seis meses e menores de dois anos (1º dose) e a população com doenças crônicas. Segundo a indicação do Ministério da Saúde, as mulheres que engravidarem após esse período devem se direcionar ao posto de saúde mais próximo que para a sua imunização. Cerca de 91 milhões de brasileiros deveram ser vacinados durante o período da campanha.
Em 24 de abril idosos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas, serão incorporados. Esse período é o mesmo que a vacinal anual contra a gripe comum. A população de 30 a 39 anos será inserida na campanha em 10 de maio. Os profissionais que atuam na rede de ensino do país não terão prioridade no programa e deverão se encaixar nos períodos mencionados pelo cronograma.
Falso alarde
As vacinas que serão utilizadas no combate ao vírus serão distribuídas por três laboratórios. Glaxo Smith Kline (GSK), SANOFI Pasteur (em parceria com o Instituto Butantã) e Novartis. Segundo do Ministério Esses laboratórios são fornecedores de vacinas para todos os países.