Câmeras de monitoramento de Taboão da Serra estão em manutenção
Um número que preocupa a população de Taboão da Serra: 63% das Câmeras de monitoramento da região central da cidade estão fora de funcionamento. Apenas quatro das 11 câmeras instaladas estão ajudando a GCM a manter a segurança na região. Segundo a secretaria de segurança do município, devido às fortes chuvas que ocorreram nos últimos dias os equipamentos foram danificados e estão passando por manutenção.
De acordo com o secretário de segurança, Salvador Vicente Grifasi, as câmeras já estão sendo consertadas e dentro de uma semana todas estarão funcionando. “Estamos montando uma grande central, onde eu possa implantar um sistema de monitoramento em todos os locais”, afirma.
Foto: Thiago Neme | Gazeta SP
Sistema de video-monitoramento da GCM de Taboão da Serra: manutenção
Grifasi diz que no começo do ano a Guarda Municipal fez um projeto que visa a instalação de câmeras de segurança nas escolas municipais de Taboão da Serra. São 52 escolas contempladas com o sistema de vigilância. Cada escola terá quatro câmeras que ficarão instaladas em pontos específicos.
O secretário entrará com uma nova licitação pedindo que no contrato entre a manutenção também. Até junho, o secretário pretende ter no município 300 câmeras em funcionamento, que inclui o pacote de segurança das escolas municipais.
Desde 2008, as câmeras vêm sendo utilizadas para prevenir assaltos, roubos, vandalismo entre muitos outros crimes. Segundo a secretaria, basta chover para algum problema aparecer como um fusível queimado, uma fonte danificada, o balum quebrado e até mesmo a própria câmera.
Ainda segundo Salvador Grisafi, o problema todo é quando precisa comprar o material para manutenção existe uma grande burocracia por trás. Tudo isso, ocorreu por um erro no contrato firmado entre a Prefeitura e a empresa que ficou responsável pela manutenção dos equipamentos. No documento, não estava prevista a reposição de peças que apresentassem defeito. Com isso, as câmeras quebradas não puderam ser consertadas ainda.