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Câmara Municipal fecha cerco contra a OHL

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Redação

26/03/2009 00:00
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Os vereadores da Câmara Municipal de Taboão da Serra começaram nesta quarta-feira, dia 25, uma série de ações para tentar resolver o problema do trânsito na cidade. Nos últimos meses, os congestionamentos aumentaram nos horários de pico, logo depois que a empresa OHL passou a operar os semáforos da rodovia Régis Bittencourt.
 
A primeira ação efetiva do parlamento taboanense foi convidar o engenheiro Ricardo Rossi Madalena, superintendente regional do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transporte (DNIT), para uma reunião. Participaram do encontro os vereadores Alexandre Depieri, Olívio Nóbrega, Paulo Félix e Carlos Andrade, além do secretário de Trânsito e Transportes, Claudinei Pereira.

Foto: Divulgação

Reunião na Câmara Municipal: trânsito caótico em pauta

 
Os vereadores fizeram duras críticas contra a OHL e disseram que a concessionária é a principal responsável pelo trânsito caótico que Taboão da Serra enfrenta nos últimos meses. “Antigamente, quando a prefeitura controlava os semáforos, eles eram sincronizados com os da capital, agora eles seguem um ritmo próprio, causando muita lentidão e tráfego”, disse o vereador Olívio Nóbrega, que agendou a reunião.
 
Paulo Félix lembrou que Taboão da Serra tem o segundo maior adensamento populacional do país e que a Régis Bittencourt divide todo o trecho urbano da cidade. “A rodovia na nossa cidade precisa ser vista e entendida como uma grande avenida. Queremos que o município seja respeitado na sua soberania, nós é que temos que cuidar do nosso trânsito”, afirmou.
 
Segundo o engenheiro Ricardo Madalena, ele já havia protocolado um ofício para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informando o que está acontecendo em Taboão da Serra. “Se alguma coisa não está funcionando com a concessão, se algo está errado, temos que tomar providências”, afirmou.
 
A proposta de Taboão da Serra de municipalizar o trecho da rodovia que corta a cidade é uma possibilidade que o representante do DNIT vê como possível. “Existem convênios com outras cidades que tornam essa possibilidade algo para se discutir com mais profundidade”, disse ao equipar o caso com o de Aparecida do Norte.
 
Entre as outras propostas feitas pelos vereadores está a construção de um viaduto no km 21,5 para desafogar o trânsito na avenida Paulo Ayres, no Pq. Pinheiros, obras para acabar com os pontos de alagamento da rodovia e a volta imediata do comando dos semáforos para a Secretaria de Trânsito e Transporte.
 
“Antigamente o tráfego era mais ponderável aqui na cidade, então porque não tornar voltar para a secretaria, isso me parece mais viável”, disse Ricardo Madalena.

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