Câmara de Itapecerica define CPI para apurar fraude milionária
Câmara de Itapecerica da Serra apresentou, nesta terça-feira, dia 10, durante sessão, os integrantes da Comissão Especial de Inquérito (CEI), que vai apurar o rombo de mais de R$ 2,4 milhões que ocorreu nos departamentos Financeiro e de Recursos Humanos da Casa em 2013 e provavelmente em 2014.
A comissão é composta por cinco vereadores: Hércules da Farmácia (PMDB) – presidente; Ramon Corsini (PSDB) – relator; Sangue Bom (PDT), Gerson Lazarin (SDD) e Cícero Costa (PSDB) -membros. A CEI tem prazo de 90 dias para concluir os trabalhos, podendo ser prorrogado.
Três funcionários públicos da Câmara Municipal estão sendo investigados pelo desvio do dinheiro, dois deles, Eduarda Rosana dos Anjos Silva e Jorge Isao Takara, confessaram o crime. Acredita-se, que esse valor pode ser ainda maior, uma vez que o esquema de fraude pode ter ocorrido também durante o ano passado.
Apesar de confessarem o crime, nenhum dos envolvidos foi preso, apenas exonerados dos cargos. Segundo os ex-funcionários, eles agiam por conta própria e nenhum parlamentar sabia ou estava envolvido no esquema.
A descoberta da fraude teve origem após apontamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE), na ocasião.