Câmara aprova criação de 600 vagas de técnico de enfermagem
A Câmara Municipal de Taboão da Serra aprovou na noite desta terça-feira, dia 3, durante a sessão, um projeto do prefeito Fernando Fernandes (PSDB) que autoriza a criação de 632 vagas de técnico de enfermagem, e a extinção dos cargos de auxiliar de enfermagem.
De acordo com o líder do governo, o vereador Eduardo Nóbrega (PR), o projeto é mais uma ação do governo municipal com o “objetivo de fazer choque de gestão na área na saúde” em Taboão da Serra. O projeto teve o apoio dos 13 vereadores.
“O governo, com a base governista e com o apoio da oposição, entendeu a necessidade de se ter esse profissional, que é o técnico em enfermagem, primeiro porque o cargo de auxiliar de enfermagem deixou de existir, essa é uma norma federal. E especificamente em Taboão da Serra, há necessidade desse profissional [técnico de enfermagem] pelas ampliações que já existiram e muito pelas novas UBS que serão criadas, uma delas a do Oliveira, que será a maior UBS da cidade de Taboão da Serra”, explica Nóbrega.
Ainda de acordo com Nóbrega, a aprovação do projeto na Câmara, não significa que haverá a abertura de processo seletivo imediato para as 632 vagas. “Autorizando a criação de 632 cargos, não significa que o prefeito irá amanhã iniciar um concurso para todas essas vagas. Haverá um estudo, ele irá, à medida da necessidade, compor o quadro da saúde em Taboão da Serra”, esclarece o líder do governo.
Os novos profissionais serão integrados nas unidades de saúde que já existem no município e, futuramente, as novas UBS. O salário será de R$ 1.476,51 por 30 horas semanais.
Capoeira
O munícipe Gerson Ribeiro, conhecido como Mestre Colher usou a tribuna popular para apresentar aos parlamentares um projeto que institui no município o Dia da Capoeira. “A ideia é formar um plano nacional de capoeira. Começando pelos dias comemorativos da capoeira que leva a uma semana inteira de comemoração, onde a gente entra nas escolas, nos ambientes públicos explicando o objetivo filosófico da capoeira”, explica.
Mestre Colher esclarece que a Associação de Capoeirista de Taboão da Serra sugere a data de 23 de novembro para ser comemorado o Dia Municipal da Capoeira. “Hoje nós apresentamos o projeto e pedimos o apoio de cada vereador. Escolhemos a data de 23 de novembro, ficando a última semana do mês para a comemoração da capoeira”, disse.
O presidente da Casa, vereador Cido, declarou apoio ao projeto. “Tem meu apoio”. O projeto deverá ser apresentado pelo vereador Moreira (PT) nas próximas semanas.