EM ALTA
Home

Caixa inicia expansão da rede por Taboão da Serra

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

16/03/2009 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade
A Caixa Econômica Federal inicia o seu projeto de expansão nesta segunda-feira, dia 16, com a inauguração de uma casa lotérica, na av. Dr. José Maciel, no Jd. Maria Rosa. A nova lotérica é uma das 1.338 novas unidades que foram licitadas em 2008. A inauguração visa ampliar e aprimorar o atendimento à população.
 
O novo estabelecimento é a Lotérica Mar da Sorte, quecomeça a atuar de imediato no atendimento à população local.  O último grande programa de expansão de estabelecimentos lotéricos aconteceu no período de 2000 e 2001. À época, a rede Caixa era composta por 6.195 lotéricas. No ano 2000, a instituição ampliou esse número no país em 2 mil pontos. Em 2001 foram mais 675 unidades. O atual processo de ampliação, com suas duas fases, representará aumento de 20% na rede e poderá gerar dois mil novos pontos de atendimento e gerar mais de 3.000 empregos.
 
Por meio de licitações públicas regionais, no primeiro semestre de 2008 foram criadas 905 lotéricas e 433 no segundo, totalizando 1.338 novos estabelecimentos. Na região de Santo Amaro, foram selecionadas 24 unidades, sendo 16 em bairros da capital, como Jardim Pedreira, Jardim Maria Sampaio e Parque Residencial Cocaia, quatro em Taboão da Serra, três em Itapecerica de Serra e uma em Embu.
 
A população pode certificar-se de que uma nova lotérica é devidamente autorizada pela Caixa confirmando o endereço no site www.caixa.gov.br , menu Rede de Atendimento ou ainda pelo Disque Caixa no nº 0800 726 0101.
 
A expansão da rede lotérica
 
Os estudos que nortearam a licitação foram baseados em critérios técnicos, dentre os quais se destacam pesquisa de existência de demanda para os produtos lotéricos e necessidades de atendimento e de distribuição de produtos e serviços financeiros, além de conveniência e oportunidade. Essa demanda existe em razão do próprio crescimento populacional e da expansão dos serviços realizados pelas lotéricas, principalmente quanto à bancarização da população e ao pagamento dos benefícios trabalhistas e sociais do governo federal (veja quadro de serviços abaixo).
 
A prioridade ficou com locais desassistidos e aqueles com demanda por atendimento superior à capacidade instalada atualmente, sem criar concorrência predatória com as lotéricas já existentes. O critério de conveniência determina a escolha de locais que favoreçam a população: pontos de alta circulação de pedestres, que sejam lugares seguros, de fácil acesso e onde possam ser atendidas outras necessidades da população, como supermercados, novos shoppings centers, etc. Por oportunidade a CAIXA entende a disponibilidade de locais, a possibilidade de novos nichos de mercado e pontos onde haja grande concentração de população que receba benefícios sociais e tenha pouco acesso aos serviços bancários.
 
No primeiro semestre de 2008, a Caixa também ampliou o número de terminais de atendimento: foram acrescentados 2.750 novos equipamentos em 2.500 lotéricas, dentre as quase nove mil existentes no período. O número representou um crescimento de 15% no potencial de atendimento, gerando mais de dois mil postos de trabalho. A rede lotérica utiliza, atualmente, 29 mil terminais de atendimento.
 
A Caixa monitora permanentemente a capacidade de atendimento da rede lotérica, de forma a bem atender a toda a sociedade brasileira. Conforme pesquisas realizadas, mais de 70% da população brasileira utiliza a rede lotérica e demonstra preferência por esse canal de atendimento. De janeiro a julho de 2008, a rede lotérica pagou mais de 78 milhões de benefícios sociais.

Notícias relacionadas