EM ALTA
Home

Botijão de gás vaza e casa explode no Pq. Pinheiros

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

28/12/2010 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

 

Três famílias do Pq. Pinheiros, em Taboão da Serra, passaram um enorme susto na noite de Natal. Um vazamento de gás foi o responsável por explosão que foi sentida em um raio de 200 metros quadrados. A casa onde ocorreu o acidente ficou destruída e uma criança de apenas dois anos ficou sob os escombros de uma parede que caiu sobre ela. Socorrida, a menina teve ferimentos na cabeça e nas pernas, não corre risco de morrer.
Segundo Rita Silva, proprietária da casa, dois cômodos na parte debaixo de um sobrado na rua Virgínia Placedina da Conceição são alugados para outras duas famílias. Uma de suas inquilinas, conhecida por Melissa, trouxe o irmão Vinícius para passar as festas de fim de ano. O rapaz, que segundo vizinhos, é usuário de drogas, teria cortado a mangueira do gás que vazou por quase duas horas antes da explosão.

Foto: Eduardo Toledo

Casa destruída após a explosão em decorrência de um vazamento de gás no Pq. Pinheiros

“A gente estava na sala, comemorando o Natal, quando a casa começou a tremer. Foi um barulho muito forte, ninguém sabia o que era”, lembra Rita. A explosão derrubou cinco paredes, o muro que divide a casa a propriedade do vizinho e causou rachaduras em toda a residência.
A filha de Wallace Souza, de apenas dois anos, estava na cama com a tia quando ocorreu a explosão. “Eu estava tomando banho quando aconteceu a explosão. A parede caiu toda em cima da minha filha e estava muito escuro, com fumaça e muita poeira, eu não conseguia achar ela. Comecei a retirar o entulho que estava em cima da cama e achei minha filha toda machucada”, disse o pai.
Em poucos minutos os vizinhos foram socorrer as vítimas. A criança foi levada para o PS da Antena e em seguida transferida para o Pronto Socorro Infantil, onde permaneceu internada por dois dias antes de receber alta. A tia da criança também ficou ferida sem gravidade. Wallace, que era vizinho de Melissa, onde aconteceu o vazamento de gás, perdeu todos os seus pertences.
Revoltados, alguns moradores chegaram a ameaçar o rapaz que teria cortado a mangueira do botijão. A Polícia Militar chegou a prender o rapaz, mas ele foi solto na delegacia por falta de provas que ele seria realmente o culpado pela explosão. Com medo de uma possível vingança, Melissa e o irmão não voltaram mais a sua antiga residência e deixaram os poucos pertences que sobraram da explosão.
O filho da proprietária da casa, Paulo, lamentou a tragédia e disse que agora o que ficou foi o prejuízo. O carro e a moto da família que estavam na garagem foram danificados e o custo para arrumar os dois veículos passa de R$ 15 mil. “Não vamos ter dinheiro para reformar a casa agora, nós vamos deixar fechado e pensar em como reconstruir a parte debaixo”.
Segundo os moradores, a Defesa Civil foi ao local e disse que a casa não corre risco de desabar porque a estrutura não foi danificada. Para remover todos os escombros da explosão foram necessários quatro caminhões, cedidos pela prefeitura. A secretária de assistência social, Arlete Silva, disse a reportagem do Portal O Taboanense que irá visitar as famílias atingidas.

Notícias relacionadas