Home
›
Biblioteca comemora 49 anos com novo acervo e acesso a Internet
4 min de leitura
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa
cidade
Que tal uma viagem à romântica Paris do início do século XIX, a Lisboa, dos famosos escritores portugueses, à Semana de Arte Moderna, participar do drama de Bentinho e Capitu, em Dom Casmurro, sofrer com o romance proibido entre Romeu e Julieta, Tristão e Isolda, ou ter um cachorrinho de estimação como a Baleia, de Vidas Secas?
Isso é possível e bem fácil, basta abrir um livro e pronto, pode-se ir a qualquer lugar e época, até mesmo viajar para outra dimensão. O livro abre diversas possibilidades ao leitor, é uma janela para um mundo encantador, real, imaginário, através dele é possível criar, sonhar, desenvolver senso político, rir, chorar, se emocionar, a aprender.
Foto: Rose Santana
Moradores utilizam o projeto Porto Digital para pesquisas na Internet
E os moradores de Taboão da Serra têm um lugar bem apropriado para isso, é a Biblioteca Castro Alves, ela existe desde 1960 e neste ano comemora 49 anos da sua inauguração. Lá o usuário pode fazer pesquisas sobre os mais variados assuntos e empréstimos. O acervo da biblioteca atualmente é de 14.900 volumes, divididos entre livros, jornais e revistas de circulação nacional, cd’s, vídeos e livros sobre a história do município de Taboão da Serra. Há também o Cyber Space com oito computadores com acesso à Internet. Inaugurado em dezembro de 2008, o Projeto Porto Digital, como é chamado, já atendeu 1.734 pessoas.
“Sou um freqüentador assíduo, 99% do que eu preciso consigo acessar por aqui. É muito bom, principalmente, para as pessoas, como eu, que não tem Internet em casa”, fala Jorge Augusto, usuário do Cyber Space.
A biblioteca conta com uma novidade importante, são os títulos em braille e os áudio-livros destinados ao público com deficiência visual. “Nossa intenção é aumentar o número de usuários adquirindo periféricos, adaptações para as diversas áreas de deficiências, inclusive para utilização do computador”, relata Tânia Maria Bessi Fabaro, diretora da Biblioteca Castro Alves.
Quem estiver interessado em saber dicas de leituras, por exemplo, pode acessar o site www.educataboao.com.br, lá contém uma página, que é atualizada a cada 10 dias, com sugestões para ler e ouvir. O Programa Livro Aberto, criado pelo governo federal, e a Fundação Dorina Nowill para cegos, também são parceiros da biblioteca Castro Alves e contribuem para o aumento do acervo. Doações de particulares também são aceitas. O serviço de empréstimo é oferecido a todo o usuário e para utilizá-lo é necessário fazer um cadastro na Biblioteca.
“O município de Taboão da Serra está trabalhando para que seja instalado um Projeto Público de Leitura. Acredito que é através desse processo de instalar o hábito de leitura, que os índices de qualidade de ensino se elevarão”, finaliza Tânia.
Serviço
O horário de atendimento da Biblioteca Castro Alves é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira para empréstimos, pesquisas etc. Já o projeto Porto Digital funciona das 17h às 22h, de segunda a sexta-feira e aos sábados das 9:00 às 17:00 horas.
Endereço: Praça Nicola Viviléchio,73 – centro de Taboão
Documentos para o cadastro:
É preciso levar o RG ou equivalente (original), uma foto 3×4, comprovante de residência original, número de telefone fixo para contato epreencher a ficha de inscrição