Base governista cobra mais apoio do prefeito no período eleitoral
Na sessão desta terça-feira, dia 30, a Câmara de Taboão da Serra não apresentou projetos. Os vereadores discutiram sobre a saúde no município, com destaque para o novo tomógrafo instalado no Hospital Geral de Pirajussara (HGP). E a base governista cobrou mais apoio do prefeito durante o período eleitoral.
O líder do governo na Casa, vereador Eduardo Nóbrega (PSDB) e o presidente Cido (DEM) usaram a tribuna foram incisivos em seus discursos. De acordo com os parlamentares, o prefeito precisa diferenciar a atenção que dispensa aos “candidatos com mandatos” e aos “candidatos sem mandado”. “Ninguém é contra uma base de governo forte, gigante [..] todos somos importantes como candidatos, mas somos vereadores, essa é a diferença”, destacou Nóbrega.
A “bronca”, segundo os governistas, é porque candidatos da chapa do prefeito estão imputando a si, a autoria de obras que foram conquistadas “graças ao trabalho e apoio” deles. “É óbvio que só vereador tem a prerrogativa de modificar, encaminhar e destinar orçamento para determinadas áreas, muitos pré-candidatos acabam dizendo que eles que indicaram […] são prerrogativas nossas pegar o ofício e por em votação, ou será que outros têm também […]de repente mudou a constituição federal e alguns cargos livres nomeados aí da prefeitura podem também votar aqui. É um desabafo”, declarou Cido.
O presidente da Casa ainda lembrou que “os 10 vereadores contribuíram para que o prefeito Fernando Fernandes conseguisse concluir seu plano de governo, concluir e com grandes avanços, hoje nós temos uma nova Taboão da Serra, com grandes conquistas nas áreas da saúde, educação com creches, esporte, quem é que deu sustentação, esses vereadores aqui acreditando, que contribuíram e hoje o prefeito é aprovado na cidade”, completou.
Nóbrega chamou a atenção do governo para a importância da base. “Vossa excelência [prefeito] que eu considero um gênio da política, sabe que tá errado, sabe que não é correto, sabe que não pode fazer como está sendo feito, sabe que numa campanha não se afasta as prerrogativas que foram conquistadas nas urnas de uma campanha anterior, todo grupo é importante, todos fazem parte deste nosso exército que vai eleger o prefeito Fernando Fernandes”, disse.
Alterado, Nóbrega declarou que o assunto deveria ter sido tratado nos bastidores, porém faltam apenas “33 dias para as eleições” e questionou de que maneira o governo quer conduzir a situação e disse que poderá deixar a liderança do governo.
“É essa a relação que o senhor quer ter com a base de 10 vereadores? O senhor avisa que dá tempo de fazer muita coisa em 33 dias […] se é esse o respeito que vão ter com os 10 vereadores me avisa que eu largo a liderança do governo agora, porque eu não vou pilotar um governo com 10 vereadores insatisfeitos, aqui não tem criança […] Há três anos e meio já mostramos quem é cada um”, disparou Nóbrega,
Outro assunto discutido pelos vereadores foi a chegado do tomógrafo no Hospital Geral de Pirajussara (HGP), com capacidade para realizar mais de 150 exames/dia. Os parlamentares destacaram a importância do aparelho, lembrando situações “que acontecem no HGP, inclusive levando a óbito jovens, idosos, todos os cidadãos Taboão e região por falta de um aparelho de tomografia”[…] “evidentemente, ações que são tomadas não trarão de volta à vida, aqueles que se foram”, disse Nóbrega.
O vereador Cido, declarou ser “inaceitável uma instituição, um hospital como o HGP, que todos os dias recebem de diversas áreas pessoas necessitando de uma tomografia e muitas vezes acabam tendo prejuízos […] infelizmente tem coisas que não conseguimos voltar atrás. Quero enaltecer a deputada Analice Fernandes que garante um novo tomógrafo de última geração com uma capacidade de fazer mais de 150 tomografias/dia, garantindo a todas as pessoas que necessitam terem um diagnóstico melhor, de poder salvar vidas”.