Banda Espera Marido leva mais de mil foliões ao Maria Rosa
O carnaval de Taboão da Serra foi oficialmente aberto na tarde deste sábado, dia 22, com a tradicional festa da Banda Espera Marido. Nem a chuva atrapalhou a folia de cerca de 1.200 pessoas, grande parte homens fantasiados de mulher, que brincaram e dançaram muito.
• Veja galeria de imagens da Banda Espera Marido
Durante toda a tarde foi possível ver homens desajeitados, maquiados e com perucas, desfilando vestidos de bailarinas, ciganas, fadas, executivas e até freira, entre outras fantasias engraçadas, criativas e luxuosas. Alguns esperam todo o ano por esse momento, “se vestirem com roupa de mulher”, mas eles garantem, “somos homens”, apesar do salto alto e dos vestidos.
“Participo já faz um tempão dessa festa, é muito bacana, pura alegria. Passei quase um mês escolhendo minha fantasia, por fim decidi vir de dona de casa, um modelito básico, simples do dia a dia”, brincou Paulo César.
Tradicionalmente há 22 anos a folia acontece em frente a Padaria Rainha do Taboão, no Jd. Maria Rosa, mais uma vez, o som ficou por conta da banda do Nelsinho fez o público a tirar o pé do chão, com muita música e piadas que arrancaram gargalhadas de todos que estavam presentes.
"Essa é a primeira vez que participo dessa brincadeira, estou adorando, é muito divertido ver todos esses homens sérios, vestidos de mulher. Mesmo ficando toda molhada devido a chuva, está valendo a pena. A banda é ótima”, disse dona Francisca Célia, 54 anos.
Os pequeninos também se divertiram, muitos fantasiados de super-heróis, outros com perucas, rostos pintados, máscaras e serpentinas. Ao final da festa a fantasia mais bonita e criativa, entre os adultos e as crianças, foi premiada.
De acordo com Santão, um dos organizadores do evento, as crianças “são a continuação da Band Espera Marido”. Ele também fez um comunicado importante, “não vou me afastar da organização, não quero que isso tudo termine”.
A festa seguiu até o início da noite quando foram sorteados diversos brindes. Nenhum incidente foi registrado durante toda a folia.
História
A organização resolveu acertar a contagem das apresentações da banda. “Essa será a 22ª edição, sempre existia alguns números paralelos, porque a banda ficou alguns anos sem sair, mas resolvemos adotar os 22 anos de existência como o número oficial do evento”, afirmou Santão.
A Banda Espera Marido foi fundada em 1993 por um grupo de amigos que queria criar um bloco para desfilar durante o carnaval. Durante uma conversa na padaria Rainha do Taboão, uma das mais antigas da cidade, Santão, Nelson Rodrigues, Nilson Latorre, José Leme, Pedrinho, Valter Corrêa e Djalma decidiram que naquele ano iriam sair vestidos de mulher.
"A gente queria apenas fazer bagunça, mas a coisa cresceu muito e no mesmo ano mais de 500 pessoas acompanharam Banda Espera Marido", lembra Santão, que credita a ideia a Nelsão, um dos proprietários da padaria. "A festa é a cara do Jd. Maria Rosa, todos nós somos daqui, mas pessoas da cidade inteira vêm acompanhar a farra".
Segundo Santão, o nome da banda foi tirado das farras com os colegas que ficavam todos os sábados sentados na antiga escadaria da padaria tomando cerveja. "As nossas mulheres ligavam perguntando da gente, daí o pessoal falava ‘poxa, suas mulheres são verdadeiras esperas marido’. Foi daí que veio o nome da banda", relembra entre risadas.