EM ALTA
Home

Banda de Música Paroquial de Taboão da Serra foi formada em 1961

14 min de leitura
Foto do autor

Redação

16/05/2011 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

 

Esclarecimento
Eu, Armando Andrade, prefeito de Taboão da Serra por dois mandatos (1977/1982 e 1989/1992) e editor deste blog, venho a público esclarecer que o vereador Carlos Alberto Aparecido de Andrade, mais conhecido por Carlos Andrade, não é meu parente e muito menos meu filho, conforme muitos se têm comentado.

Esclareço ainda que, meu único filho homem chama-se Ricardo Andrade. 

Armando Andrade

 

 A cada dia crescem os acidentes envolvendo motoristas embriagados. São jovens, encarados como “meninos irresponsáveis”, pessoas de meia idade, muitas vezes com menos juízo que dos jovens e os mais velhos, na maioria das vezes, como possuidores de “reflexos diminuídos”.

Na verdade, nada disso justifica um cidadão embriagado assumir o volante de um carro, seja ele de que idade for, saindo por ai arriscando a vida de todo mundo.

Quando os acidentes são fatais o clamor popular cresce de uma forma geométrica, reclamando penas maiores e mais rigorosas contra esses inconseqüentes, se esquecendo que a branda legislação brasileira os coloca como autores de crimes culposos, ou seja, crime provocado, mas sem intenção de matar, o que os levam, na maioria das vezes, a cumprir penas alternativas como prestação de serviços comunitários, doação de cestas básicas, ou outras “punições” semelhantes.

A gravidade desses fatos aumenta consideravelmente quando os envolvidos são autoridades públicas, mas àqueles que deveriam dar exemplos de respeito à lei são os primeiros a desrespeitá-las.

Ao ver noticiado o caso do vice-prefeito de Embu-Guaçu, Fernando Branco Sapede, envolvido pela segunda vez em acidente por dirigir embriagado, deixando o local sem prestar socorro e, por isso, responderia inquérito por lesão corporal culposa, ou seja, aquela que se caracteriza como sem intenção de provocar ferimento em alguém, confesso que fiquei decepcionado, achando que o caminho será a tal de pena alternativa.

Pelo menos o prefeito da cidade, Clodoaldo Leite da Silva, se apressou em anunciar que o vice-prefeito não participa mais da administração desde que ele foi exonerado do cargo de secretário de saúde do município por antes ter, também embriagado, atropelado um garoto de 13 anos que andava de bicicleta na porta de sua casa.

Agora chega a notícia que o senador Aécio Neves teve a carteira de habilitação apreendida por estar com o documento vencido e por se recusar a fazer o teste do bafômetro numa Operação Lei Seca, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Aécio foi parado na blitz da madrugada de domingo (17).

Quando os policiais o alertaram de que a sua habilitação estava vencida, Aécio Neves disse que não sabia e foi levado para sua casa por um motorista habilitado, dirigindo o seu carro.

Vejam só, um Senador da República, tido como eventual candidato a presidência da República, que dizem ter grandes chances de vitória, tem a coragem de dizer simplesmente que não sabia do vencimento de sua habilitação. 

Dá prá entender, por que essas leis não são mais rigorosas?

 

Depois da Festa de Nossa Senhora de Fátima, realizada em maio de 1961, o Padre Carlos Spaniol, então vigário da Igreja Matriz de Santa Terezinha, apoiado por toda a comunidade religiosa, destinava o resultado financeiro do evento para a compra dos primeiros instrumentos musicais da Paróquia.

Começava a luta pela fundação da Banda de Música Paroquial de Taboão da Serra.

Formada a Comissão de Organização, composta por Gentil Pazzini, Giovanni D’Alessandro, Álvaro Manoel de Oliveira e o próprio pároco, começava o trabalho de arrecadação de mais recursos, para num prazo curto, a banda iniciar suas apresentações. A confiança nos resultados da campanha era tão grande, que todos tinham como certa a sua primeira apresentação na festa da Independência do Brasil, naquele mesmo ano.

Logo de início a Comissão Organizadora pode contar com a ajuda de duas empresas de ônibus que operavam na cidade. A Viação 9 de Julho e a Viação Bandeirante. A enorme repercussão da iniciativa levou o vereador Elder de Freitas Cunha, a apresentar um projeto de lei autorizando o prefeito Nicola Viviléchio, a conceder um auxílio financeiro para a formação da Banda.

Durante o tempo que antecedeu o primeiro concerto, além de reuniões semanais dos organizadores, havia todas as terças e sextas feiras o ensaio musical, que visava definir quais seriam os músicos titulares e a formação do repertório. Para maestro do conjunto foi indicado Álvaro Manoel de Oliveira, um dos componentes da comissão que trabalhou pela emancipação do município, entusiasta de corporações musicais e iniciador do movimento que resultou na Banda por ele idealizada.

Foto: Arquivo pessoal

O maestro Álvaro Manoel de Oliveira

Em 07 de setembro de 1961, o sonho se transformava em realidade. A Banda de Música da Paróquia de Taboão da Serra se apresentava pela primeira vez e com grande sucesso, na inauguração da praça construída pela Prefeitura Municipal, batizada com o nome do dia em que se realizou o plebiscito da emancipação da cidade: 22 de dezembro.

A luta estava apenas começando. O sucesso alcançado na primeira apresentação foi o antídoto principal para se planejar e realizar o projeto de alcançar o número de 22 componentes.Outro detalhe que entusiasmava a todos era a efetiva participação do Padre Carlos, pois além de trabalhar vigorosamente pela idéia também participava como músico dos melhores, empunhando o seu pistão de vara, um dos grandes destaques da corporação.

Em 31 de julho de 1962, no salão paroquial da Igreja Matriz de Santa Terezinha, acontecia a festa para comemorar o primeiro aniversário de fundação da Banda. Contando com a colaboração das autoridades locais, foi servida uma deliciosa churrascada, regada a chope e muito refrigerante, não faltando o bolo de aniversário, oferecido pela Panificadora Ferreira, cuja velinha foi apagada pelo Delegado de Polícia da Cidade, sob o aplauso de todos.

Encerrando a comemoração o Padre Carlos usando da palavra historiou a vida da Banda de Música, a aquisição dos primeiros instrumentos, os ensaios, a histórica primeira apresentação e o esforço e dedicação do maestro Álvaro Manoel de Oliveira.

Vale destacar que além de regente Álvaro ainda comandava o treinamento de alunos que passaram a integrar a corporação, permitindo com isso que ela contasse com 24 componentes. Claro que o encerramento da festa do primeiro aniversário não poderia ser diferente: A Banda de Música Paroquial de Taboão da Serra executou com perfeição, belíssimos dobrados, marchas e músicas populares, do seu repertório.

Boletim informativo Semanal do Rotary Club de Taboão da Serra.
Reuniões as terças feiras, às 20h, no Buffet Estrela Dourada, Av. Pirajussara 5151

82ª ASSEMBLEIA DO DISTRITO 4610
Realizada no Colégio Rio Branco/Granja Viana:

Na abertura uma curiosidade: Todos cantaram o Hino Nacional Brasileiro enquanto no telão aparecia sua letra.

Na composição da mesa diretora dos trabalhos participaram a Governadora eleita Ligéia Benicia de Almeida Stivanin, seu esposo Valter Stivanin, o Governador do Distrito 4610 Altamiro Ribeiro Dias, o Diretor eleito de RI José Antonio Figueiredo Antiório e o Governador do Distrito 4640 Adair Casagrande.

Na abertura da Assembleia, Ligéia afirmou que o destaque principal de sua gestão será a família, pois é nela que começa o nosso servir. “Deveremos motivar o relacionamento e programaremos para julho um treinamento com o objetivo de que cada clube lance metas a ser alcançadas, repetir as boas ações das gestões anteriores e mudar o que precisa ser mudado. Queremos clubes fortes, agradáveis e motivados por inovações e tolerância”.

A presidenta eleita distribuiu para cada clube representado, uma muda da flor de lótus, para seu presidente plantá-la e acompanhar seu crescimento.

Foto: Arquivo pessoal

Os rotarianos Djalma Polla e Darcy Anselmo Badaró

A flor de lótus representa a pureza, pois o processo de sua germinação que emerge de águas lodosas para a superfície e quando desabrocha mostra toda a sua beleza e força, abrindo as flores brancas imaculadas.

Cultivada em áreas alagadas, a flor de lótus brota com facilidade em praticamente toda a Ásia. Ela pode ser cultivada em vasos imersos, lagos, espelhos d’água ou tanques de jardim.

Em seguida foi apresentado o governador eleito para o ano rotário 2013/2014, Cláudio Moysés, do RCSP Barra Funda.

O EGD Carlos Jerônimo da Silva Gueiros manifestou-se sobre a imagem pública do Rotary, informou a todos que foi concretizada uma parceria parceria com a subprefeitura da Lapa para recolher resíduos recicláveis. Citou, ainda, que muitas vezes não damos importância ao valor das iniciativa e como exemplo citou uma pequena história: Uma pessoa colocou em exposição, do lado de fora de sua casa, uma geladeira usada, com a seguinte mensagem: “Doa-se uma geladeira e como ninguém se interessou mudou sua estratégia mudando a legenda para “Vende-se uma geladeira por R$ 160,00”. No dia seguinte roubaram a geladeira. Finalizando disse, “Precisamos aproximar o Rotary de todos àqueles que queiram trabalhar pela compreensão entre os povos e a paz mundial”.

Usaram ainda da palavra os EGDs Eduardo de Barros Pimentel, José Antonio Figueiredo Antiório e Sizenando Afonso.

A Conferência contou com a participação de 346 rotarianos, representando 53 dos 55 clubes do Distrito.

No encerramento da 82ª Assembleia do Distrito 4610 o presidente eleito do Rotary International KALYAN BANERJEE enviou um vídeo com uma mensagem aos presentes e no final de suas palavras pediu que todos se cumprimentassem.

Representando o Rotary de Taboão, marcaram presença, Darcy Anselmo Badaró e Djalma Polla.    

Sempre leio com grande satisfação sobre o nosso município através do Senhor, e qual não foi a minha grata surpresa ver o nome de meu pai citado, o vereador Elder José de Freitas Cunha; como filha mais velha dele, tive oportunidade de acompanhá-lo em vários comícios políticos em várias praças de nosso município. Muito obrigada por lembrar dele, pois o mesmo fez muita coisa para a nossa cidade, e sem lembrança alguma, dos seus feitos aos cidadãos e nem nome de rua o mesmo teve. Grata, em nome de toda a minha família.
Ana Lúcia de Freitas Cunha Massari – Parque Assunção – TS

– Nada que agradecer. Caso seja possível, me envie uma foto do seu pai para os meus arquivos.
 

Conheci o senhor Armando Andrade quando este era prefeito de nossa cidade, fui oposição ao seu governo, uma oposição responsável e construtiva… Isso não nos fez inimigos pelo contrário, hoje sou um grande admirador de seus feitos pela nossa cidade, tenho para com ele um grande respeito e nossas diferenças politicas foram resolvidas pelo tempo, mesmo porque o mesmo mudou alguma posição e eu também. Continue escrevendo tão sabiamente sobre nossa cidade, pois ao contrário de que muita gente pensa, tem gente que tem memória e das boas, parabéns Armando… Vou continuar acompanhando suas matérias e aprendendo mais sobre nossa Taboão com o Senhor. Um abraço.
Claudemir Alves – Parque jacarandá.

– Fiquei muito feliz com seu recado. Pode crer que a recíproca é verdadeira

Dr. Armando, o Senhor é a mais importante figura da política de nosso munícipio. Por curiosidade, às vezes pergunto para as pessoas com mais de 35 anos de idade qual foi o melhor governante da cidade e quase sem exceção citam seu nome. o Senhor não pode ficar fora da política da cidade. Temos o dever de mantê-lo lá, pois não conheço nenhum outro político que poderia cuidar melhor desta cidade como o Senhor haja vista o legado deixado em seus dois pleitos. Eu não economizaria esforços para apoiá-lo.
Dr. Álvaro – Parque. Pinheiros
– Agradeço e acho gratificantes as suas palavras. Agora é hora de renovar. Novo Prefeito e novas ideias. Quem venceu em Taboão trabalhando na vida privada merece uma oportunidade. A Cidade precisa de Vida Nova!

Para quê municipalizar o trecho da Régis em Taboão da Serra se os atuais governantes da cidade não têm competência para cuidar nem das vias dentro da cidade?  Ex: R João Batista de Oliveira, via importantíssima de fluidez do trânsito caótico da cidade interditada por mais de dois anos! Não se enganem atuais políticos. Rápidos na calada da noite para aumentar impostos e inertes para deixar a cidade em ordem. A população vai lembrar disto nas próximas eleições.
Dr. Álvaro – Parque. Pinheiros

– A municipalização é interessante. Só não poderá haver descuido. 


Dr. Armando Andrade é advogado e Consultor de empresas. Foi vereador (1973/77), Presidente da Câmara (1975/1977), Prefeito por duas vezes (1977/1982 e 1989/1992). Para falar com o autor, diretamente pelo blog ou pelo E mail www.advandrade@globo.com.

 

Notícias relacionadas